Anatel homologa antena retangular da Starlink no Brasil

Entenda as evoluções presentes na segunda geração do equipamento

Anatel homologa antena retangular da Starlink no Brasil
Créditos: theverge.com

A segunda geração das antenas usadas pela Starlink, serviço de internet via satélite da SpaceX, uma das principais empresas de Elon Musk, já está se tornando realidade no nosso país. Uma das características do dispositivo é o seu formato retangular. Muito além das aparências, outros aspectos também são válidos ressaltar. O modelo UTA-212 conta com apenas 4,2 kg desta vez, contra 7,3 kg da primeira geração, conhecida como UTA-211. Para os usuários do Brasil, a boa notícia: a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) homologou o produto para ser usado nesta região.

(Créditos: SpaceX / Starlink)

Falando um pouco mais sobre as suas medidas, o equipamento terá 50 x 30 cm. O seu roteador (UTR-211) já tinha sido identificado anteriormente, e recebeu a homologação há mais de 2 meses. O dispositivo em questão é recomendado pela própria Starlink para ser usado com a nova geração da antena. Não foi informado se a versão antiga será abandonada desde já, ou se continuará disponível enquanto tiver estoque.

(Créditos: Mundo Conectado)

O roteador conta com certificação IP54, com resistência contra água, e é compatível com o sistema MU-MIMO 3×3, viabilizando transmissão simultânea em três fluxos. No momento, a Starlink está comercializando a assinatura do seu serviço por R$ 530 — um valor muito alto para a realidade de muitos brasileiros; contudo, ainda é uma tecnologia nova. Quem quiser o kit de instalação, precisará desembolsar a partir de R$ 3 mil, sem impostos e frete inclusos.

Informações técnicas ainda não foram divulgadas

Informações sobre como a atualização tecnológica será distribuída para os assinantes são esperadas em breve. Por enquanto, apesar das evoluções destacadas acima, ambas as antenas suportam o tradicional padrão 802.11ac, popularmente conhecido como Wi-Fi 5, tanto em 2,4 GHz quanto em 5 GHz. Há pouco tempo, Elon Musk comentou sobre a segunda geração de satélites da sua empresa, então, detalhes sobre a investida deverão ser revelados logo mais.

Continua após a publicidade

Quem tiver interesse em verificar diretamente no site da Anatel, basta inserir o seguinte número de homologação: 10624-22-13890. Qual é a sua opinião sobre este tema? Compartilhe o seu ponto de vista nesta matéria e acompanhe as nossas redes sociais!

Via: tecnoblog.net Fonte: theverge.com, sistemas.anatel.gov.br

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.