Marinha do Brasil cria primeiro esquadrão de drones do país

Dispositivos serão destinados para missões e atividades de controle naval de tráfego

Marinha do Brasil cria primeiro esquadrão de drones do país
Créditos: Divulgação/Marinha do Brasil

Na manhã desta sexta-feira (8), a Marinha do Brasil anunciou a criação do primeiro esquadrão de drones do país. A Cerimônia de Ativação do 1º Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas (EsqdQE-1) foi realizada no último dia 5 de julho em São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro. O ato deu início às operações de um novo tipo de meio atividades para as Forças Armadas do Brasil.

06/07/2022 às 16:30
Notícia

Drone Mavic 3 é atingido por tiros durante voo nos Estados Un...

Corpo do drone e sua câmera foram atingidos; prejuízo é estimado em cerca de US $ 3.000

De acordo com a Agência Marinha de Notícias, a nova organização será subordinada pelo Comando da Força Aeronaval e tem como principal objetivo contribuir com o planejamento e a ação por meio da utilização de Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP). Além de marcar a história da Aviação Naval nacional, o esquadrão realizará atividades que envolvem a vigilância e o reconhecimento de locais em missões.

O novo EsqdQE-1 conta com seis modelos do drone ScanEagle, projetados pela empresa Insitu, subsidiária da Boeing. Além da utilização do veículo aéreo não tripulado, as forças terão à disposição lançadores e recolhedores, que são destinados para missões em navios e no solo. Os drones serão operados em atividades de controle naval do tráfego como inspeção naval, prevenção de ilícitos, pirataria, terrorismo, monitoramento de desastres e operação de socorro no mar.

Confira o vídeo abaixo que mostra um pouco da apresentação da Cerimônia de Ativação do 1º Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas.

Drone ScanEagle

Vale destacar que o modelo ScanEagle, que será utilizado nas missões da Marinha do Brasil, conta com 3,1 metros de envergadura e 1,6 metro de comprimento. Com autonomia de 24 horas, o equipamento pesa 22 quilos, é abastecido com gasolina e pode percorrer uma velocidade de 150km/h após ser lançado por um sistema similar a de uma catapulta, como você pôde ver no vídeo acima.

Outra curiosidade é que o drone teve seu voo inaugural em de junho de 2002, sendo introduzido posteriormente na Marinha dos EUA em 2005 e frequentemente utilizado comercialmente para a observação de peixes e vida marinha.

Fonte: Agência Marinha de Notícias, Marinha do Brasil

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.