O Senado Federal aprovou o projeto de resolução PRS 3/2019 que reduz para zero a alíquota do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de motos de até 170 cilindradas. A decisão não é impositiva, portanto caberá aos Estados e o Distrito Federal adotarem a taxa zerada do IPVA. O texto agora vai para a promulgação do presidente da República, e deve entrar em vigor nos próximos dias.
V21L: conheça a primeira moto elétrica da Ducati, com 150 cv e velocidade de até 275 km/h
O senador Chico Rodrigues (União-RR), autor do projeto, comentou durante a sessão que cerca de 85% dos compradores de motos pertencem às classes C,De E e que na maior parte das vezes os veículos são utilizados para o trabalho, ou deslocamento até o local de trabalho. Rodrigues afirma que os usuários sofrem com menor poder aquisitivo e falta de transporte urbano de qualidade,.Além disso como os veículos são de porte pequeno, não costumam causar estragos à pavimentação, fatores que justificariam a redução da alíquota.
Aprovação não precisará ser cumprida
Em abril, o texto foi aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Na época, alguns deputados questionaram o resultado prático da proposta já que a decisão do valor da taxa ficará nas mãos dos Estados.
Desirée Almeida: influenciadora com 2 milhões de seguidores m...
O velório aconteceu na última quinta-feira (7); fãs se despedem em publicações mais recentes nas rede...
O IPVA é um imposto de âmbito estadual e de caráter autorizativo, dessa forma se o Estado quiser fixar a alíquota em 0%, 5%, 10% ou 20% ele terá total liberdade para tomar a decisão. O senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) comentou que espera-se a adoção da proposta "Ainda que a existência de uma resolução não substitua a lei de cada estado no estabelecimento de alíquotas e que a sua fixação em zero funcione apenas como piso para a incidência, não sendo obrigatória para os entes subnacionais, entendemos que a sua fixação pelo Senado Federal estimula a sua unificação e adoção pelos demais entes".
Confira modelos de motos de até 170 cilindradas
Abaixo você confere alguns exemplos de motocicletas populares que estão entre as 10 mais vendidas no país e entram na lista da isenção do IPVA:
- Honda CG 160
- Honda Biz 110i/125
- Honda NXR 160 Bros
- Honda Pop 110i
- Yamaha YBR 150 Factor
Os modelos citados acima, estão entre as 10 motos mais vendidas no Brasil, durante o ano de 2021. É importante ressaltar que diversos outros modelos de até 170 cilindradas também serão beneficiados, caso os estados adotem o Projeto de Resolução 3/2019.
Fonte: Senado.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.