Em testes: lentes de contato inteligentes têm microtela com realidade aumentada

Este protótipo pode mudar a vida de deficientes visuais em um futuro não tão distante

Em testes: lentes de contato inteligentes têm microtela com realidade aumentada
Créditos: Mojo Vision / venturebeat.com

Um protótipo de lentes de contato inteligentes conhecido como “Mojo Lens”, criado pela startup Mojo Vision, promete trazer a Realidade Aumentada (RA) para o dia a dia das pessoas. Este é um marco para a companhia, que está em processo de desenvolvimento, testes e validação, em uma criação que pode oferecer uma camada adicional de interatividade que ainda não é possível em smartphones, óculos de realidade virtual e outros aparatos tecnológicos similares — sendo importante principalmente (mas não somente) para deficientes visuais.

As principais ferramentas estarão embutidas diretamente nas pequenas lentes, assim como as suas funcionalidades avançadas, como por exemplo, a sua minúscula tela e um sistema de rastreamento ocular. Nos últimos dois anos, softwares que possam extrair o potencial dos equipamentos estão sendo desenvolvidos com grande prioridade.

 

(Créditos: Mojo Vision / venturebeat.com)

Especificações técnicas das lentes inteligentes

Falando detalhadamente sobre as lentes, chips foram implementados para oferecer a já mencionada Realidade Aumentada por meio de um pequeno painel micro-LED do tamanho de um grão de areia, com 14 mil pixels por polegada, medindo apenas 0,5 m de diâmetro, com um pixel-pitch de 1,8 mícrons.

Apesar do potencial da tecnologia ser imenso, para a primeira geração, os usos esperados são variados, mas ainda estão amadurecendo. Será possível receber sinais simples, que podem ser úteis em viagens de carro, ou mesmo informações reduzidas que facilitarão algumas demandas rotineiras.

Para a já imaginada segunda geração é esperada uma densidade ainda maior de pixels por polegada, em uma futura tela totalmente colorida — inicialmente, será usada uma telinha verde, por ser mais eficiente na manutenção energética, e também mais viável neste processo inicial de produção.

(Créditos: Mojo Vision / venturebeat.com)

Steve Sinclair, vice-presidente sênior da Mojo Vision, exemplificou outras possíveis utilizações, como um compasso para direcionamentos simplificados, ou mesmo um teleprompter, útil em palestras ou em situações que exijam intervenções visuais sutis por meio de textos. Painéis típicos de jogos de videogame poderão romper as limitações das nossas televisões, podendo ser utilizados até mesmo em partidas de esportes reais, como Golfe.

Continua após a publicidade

(Possível uso das lentes / Créditos: Mojo Vision)

A startup arrecadou cerca de US$ 205 milhões (~ R$ 1 bilhão) por meio de investidores variados, como a Motorola Solutions, Amazon Alexa Fund, Dolby Family Ventures e a HP Tech Ventures (entre muitos outros). Caso a tecnologia alcance os resultados desejados, mesmo ainda nesta primeira geração, pode ser uma alternativa capaz de modificar os hábitos de consumo de pessoas no mundo inteiro — similar ao advento dos smartphones, há mais de uma década.

Neste momento, será necessário o uso de um processador em volta do pescoço do usuário, para retransmitir dados entre as lentes e um computador conectado. Deficientes visuais receberão atenção especial, pois esta criação poderá melhorar a qualidade de vida dos envolvidos consideravelmente. Os profissionais estão trabalhando para integrar um sistema de Interface de Usuário em um sistema de RA que supra as necessidades diárias de um indivíduo.

Qual é a sua opinião sobre este tema? Teria interesse neste aparato quando estiver disponível no mercado? Compartilhe o seu ponto de vista nesta matéria e acompanhe as nossas redes sociais!

Via: venturebeat.com Fonte: mojo.vision

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.