Nova inteligência artificial da Meta traduz 200 línguas em tempo real

Projeto "No Languange Left Behind" foi anunciado no início do ano

Nova inteligência artificial da Meta traduz 200 línguas em tempo real
Créditos: Divulgação/Facebook

A projeto de tradutor — praticamente — universal da Meta (antiga Facebook Inc.) já traduz mais de 200 idiomas em tempo real. O No Language Left Behind (NLLB, traduzido para Nenhuma Língua Deixada para Trás) treina uma inteligência artificial para compreender diversas línguas ao redor do mundo e atingiu essa marca de 200 idiomas na última quarta-feira. Um grande objetivo para a NLLB será compreender as mais de 7.000 línguas do planeta — o que pode até a salvar algumas da extinção. 

05/07/2022 às 17:00
Notícia

Para influenciadores: empresa israelense oferece seguro para ...

Hackeado? Sem problemas! Só acionar o sinistro

Nenhuma língua deixada para trás — no metaverso

Um tradutor universal em tempo pode ter, por exemplo, grandes utilidades para viajantes e até mesmo em negócios. Entretanto, o foco do NLLB é o metaverso da sua empresa proprietária. Se a Meta quer que seu universo virtual seja amplamente utilizado, é necessário que ele seja acessível para todos, incluindo aí aqueles não sabem inglês e nem mesmo um idioma africano. Segundo a equipe do NLLB, a IA já é capaz de traduzir 55 línguas do continente africano com "resultados de alta qualidade". A equipe também afirma que a tecnologia também tem bons resultados com os vários dialetos indianos.

A dificuldade de uma IA traduzir em tempo real dois idiomas do qual um não é inglês se dá pelo fato dessas tecnologias utilizarem os dados capturados pela internet. Logo, é fácil traduzir inglês, um dos idiomas mais falados do mundo e o "esperanto que deu certo" quando se fala de internet. Agora como traduzir a conversa em tempo real entre um falante de português e aramaico? 

Uma das medidas tomadas pela Meta para popularizar o acesso a sua ferramenta foi disponibilizar o NLLB em open-source e pagar organizações sem fins lucrativos (do ramo de cultura e língua) a desenvolver aplicações da tecnologia no mundo real. No site do projeto, você pode acessar contos traduzidos pela IA em diversos idiomas e dialetos.

NLLB pode proteger línguas ameaçadas de extinção

Apesar de não ser o foco da empresa, o NLLB pode fazer como o Duolingo e proteger línguas ameaçadas. No app de ensino são ensinados alguns idiomas ameaçados, como o Havaiano. A IA da Meta pode ser aplicada também para a proteção de línguas ameaçadas. No Brasil, por exemplo, ela pode ser usada para proteger idiomas indígenas. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.