A projeto de tradutor — praticamente — universal da Meta (antiga Facebook Inc.) já traduz mais de 200 idiomas em tempo real. O No Language Left Behind (NLLB, traduzido para Nenhuma Língua Deixada para Trás) treina uma inteligência artificial para compreender diversas línguas ao redor do mundo e atingiu essa marca de 200 idiomas na última quarta-feira. Um grande objetivo para a NLLB será compreender as mais de 7.000 línguas do planeta — o que pode até a salvar algumas da extinção.
Para influenciadores: empresa israelense oferece seguro para ...
Hackeado? Sem problemas! Só acionar o sinistro
Nenhuma língua deixada para trás — no metaverso
Um tradutor universal em tempo pode ter, por exemplo, grandes utilidades para viajantes e até mesmo em negócios. Entretanto, o foco do NLLB é o metaverso da sua empresa proprietária. Se a Meta quer que seu universo virtual seja amplamente utilizado, é necessário que ele seja acessível para todos, incluindo aí aqueles não sabem inglês e nem mesmo um idioma africano. Segundo a equipe do NLLB, a IA já é capaz de traduzir 55 línguas do continente africano com "resultados de alta qualidade". A equipe também afirma que a tecnologia também tem bons resultados com os vários dialetos indianos.
A dificuldade de uma IA traduzir em tempo real dois idiomas do qual um não é inglês se dá pelo fato dessas tecnologias utilizarem os dados capturados pela internet. Logo, é fácil traduzir inglês, um dos idiomas mais falados do mundo e o "esperanto que deu certo" quando se fala de internet. Agora como traduzir a conversa em tempo real entre um falante de português e aramaico?
Uma das medidas tomadas pela Meta para popularizar o acesso a sua ferramenta foi disponibilizar o NLLB em open-source e pagar organizações sem fins lucrativos (do ramo de cultura e língua) a desenvolver aplicações da tecnologia no mundo real. No site do projeto, você pode acessar contos traduzidos pela IA em diversos idiomas e dialetos.
NLLB pode proteger línguas ameaçadas de extinção
Apesar de não ser o foco da empresa, o NLLB pode fazer como o Duolingo e proteger línguas ameaçadas. No app de ensino são ensinados alguns idiomas ameaçados, como o Havaiano. A IA da Meta pode ser aplicada também para a proteção de línguas ameaçadas. No Brasil, por exemplo, ela pode ser usada para proteger idiomas indígenas.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.