Dinamarqueses criam drone que se carrega em fios de alta tensão - Veja vídeo

Pesquisadores querem desenvolver drone que pode continuar trabalhando sem precisar retornar para carregar

Dinamarqueses criam drone que se carrega em fios de alta tensão - Veja vídeo
Créditos: Drones4Energy/Reprodução

Pesquisadores da Universidade do Sul da Dinamarca (SUD) fabricaram um drone capaz de se autocarregar em fios de alta tensão. O dispositivo foi criado para inspecionar redes de alta tensão sem precisar desconectar a energia, além de permitir o trabalho contínuo sem retornos constantes à base de operação. O primeiro teste com o drone foi realizado na cidade de Odense, na Dinamarca.

A autonomia dos drones está aumentando com o tempo, com modelos como o DJI Mavic 3 Cine atingindo 46 minutos de voo. Porém, essa autonomia não é o suficiente se considerarmos locais de ampla extensão. Pensando nessa logística de operações, os pesquisadores dinamarqueses criaram o drone capaz de se carregar em fios de alta tensão. No vídeo abaixo, podemos acompanhar o momento que o drone se conecta à rede elétrica para iniciar o processo de carregamento.

Os testes foram realizados na cidade de Odense, na Dinarmarca, em uma rede de alta tensão de 150kV. Emad Samuel Malki Ebeid, um dos pesquisadores da SUD, comentou que os testes foram considerados um sucesso. "Com isso nós podemos ter um enxame de drones autônomos para colocar sensores e inspecionar os fios. Atualmente eles precisam ser desconectados e inspecionados por pessoas utilizando elevadores e helicópteros".

Drones4Energy

Companhias e diversos centros de pesquisa criaram uma coalizão para investigar como drones podem ser utilizados para auxiliar nos trabalhos de mais de 7000 mil kilômetros de redes de alta voltagem, distribuídas pela Dinamarca. Os resultados apresentados pela Universidade são apenas o primeiro passo desse projeto. Além de serem capazes de se autocarregar, pesquisadores buscam um dispositivo capaz de realizar contato físico com estruturas para instalar sensores.

A praticidade e a grande variedade de novas possibilidades que drones capazes de se autocarregar são muito interessantes. Dessa forma, diversos trabalhos podem ser automatizados, aumentando ainda mais a eficiência de inúmeros projetos. Por enquanto, ainda deve demorar um pouco para vermos algum modelo como esse aparecendo no mercado.

Fonte: DroneXL, DIII

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.