A AV-TEST publicou no final de junho a versão mais recente do seu relatório Advanced Threat Protection Test Against Ransomware para o mês de fevereiro de 2022 e mostrou que o antivírus Microsoft Defender, que era conhecido anteriormente como Windows Defender e vem habilitado por padrão nas versões recentes do sistema como o Windows 10 e o Windows 11, se saiu melhor na proteção contra ransomware do que outros softwares antivírus.
Microsoft lança app Defender em versão premium para Android e...
Aplicativo é destinado para quem possui assinatura do Microsoft 365 Family ou Personal
Este tipo de teste é importante porque ataques que fazem uso de ransomware vêm se tornando cada vez mais comuns, principalmente aqueles que tem grandes empresas como alvo. Ransomware é um tipo de software malicioso que basicamente “sequestra” arquivos do usuário com o computador infectado e exige o pagamento de um resgate para que eles sejam restaurados. Os arquivos são bloqueados com criptografia e em alguns casos eles são criptografados mais de uma vez, o que dificulta ainda mais sua recuperação.
Muitos especialistas em segurança recomendam que as vítimas dos ataques não paguem o resgate, já que não há garantias de que os criminosos responsáveis pelo ataque restaurarão os arquivos após o pagamento.
Microsoft Defender para usuários domésticos e corporativos foi bem avaliado em 10 cenários.
De acordo com a AV-TEST, foram testadas soluções antivírus para uso doméstico e para uso corporativo no Windows 10. Os testes procuraram replicar situações que os usuários podem encontrar no mundo real, como arquivos maliciosos ocultos dentro de outros, apresentações do PowerPoint contendo scripts maliciosos ou arquivos HTML contendo conteúdo malicioso, por exemplo.
Para usuários domésticos, soluções de segurança das seguintes marcas foram testados: Avast, AVG, Bitdefender, F-Secure, G DATA, K7 Computing, Kaspersky, Microsoft, Microworld, NortonLifeLock, PC Matic e VIPRE Security. Já para usuários corporativos foram testadas soluções de segurança das seguintes marcas: Acronis, Avast, Bitdefender (duas versões), Comodo, F-Secure, G DATA, Kaspersky (duas versões), Microsoft, Seqrite, Symantec, Trellix (McAfee) e VMware.
Como é possível ver nas duas imagens abaixo, o Microsoft Defender para usuários domésticos foi bem avaliado em 10 cenários, sendo capaz de detectar o ataque logo no início em 9 deles. Em um dos cenário o ataque foi detectado durante a execução do ransomware:
Reprodução/AV-TEST
Reprodução/AV-TEST
O desempenho do antivírus da Microsoft para uso corporativo foi ainda melhor, já que o ataque foi detectado logo no início em todos os 10 cenários preparados pela AV-TEST. Confira os resultados nas imagens abaixo:
Reprodução/AV-TEST
Reprodução/AV-TEST
Soluções de empresas concorrentes como McAfee e Trellix não se saíram muito bem nos testes de proteção para uso corporativo, já que elas foram incapazes de bloquear os ataques em diversos cenários:
Reprodução/AV-TEST
Reprodução/AV-TEST
A pontuação final das soluções de segurança para uso doméstico e corporativo testadas pela AV-TEST pode ser vista abaixo. O Microsoft Defender atingiu a pontuação máxima, 40, nas duas categorias e pode ser considerado como uma boa solução para proteger o PC contra ransomware:
Pontuação final das soluções de segurança para uso doméstico
(Reprodução/AV-TEST)
Pontuação final das soluções de segurança para uso corporativo
(Reprodução/AV-TEST)
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.