Como funciona a tecnologia semi-automática de impedimento que será usada na Copa do Mundo 2022

Recurso irá facilitar reconhecimento do momento exato da última batida na bola na jogada a ser analisada

Como funciona a tecnologia semi-automática de impedimento que será usada na Copa do Mundo 2022
Créditos: FIFA

A FIFA vem evoluindo a sua tecnologia para uso nas partidas de futebol e principalmente na Copa do Mundo, após estrear o VAR na Copa do Mundo de 2018 na Rússia, desta vez a implementação será para que os impedimentos sejam marcados com maior eficácia utilizando uma tecnologia semi-automática para a marcação das infrações, o novo recurso irá ser utilizado durante a Copa do Mundo de 2022 no Qatar, que ocorrerá no fim deste ano.

A nova tecnologia irá auxiliar em dois pontos importantes para a marcação do impedimento, o ponto onde o jogador toca na bola pela última vez antes da ação, que pode ser um passe, cruzamento ou chute ao gol e também identificar o frame exato do jogador adversário que estiver marcando a linha de impedimento, para saber se há o impedimento.

Confira clicando aqui um vídeo explicando como será a tecnologia utilizada.

Haverão diversos sensores espalhados pelo estádio que irão identificar o momento exato da última batida da bola, isso irá permitir que o jogador que irá tocar na bola no momento seguinte da jogada consiga ser mapeado com o uso de diversas câmeras espalhadas pelo estádio, as câmeras irão mapear 29 pontos pré-determinados do corpo do atleta, para identificar a localização exata dele no momento do último toque na bola anterior.

Para determinar a marcação ou não do impedimento, o recurso também irá mapear o jogador adversário que marca a linha do impedimento, finalizado o processo e com a informação em mãos, o árbitro de vídeo irá informar ao árbitro da partida qual decisão deve ser tomada.

Após a marcação do impedimento, o telão do estádio irá exibir aos torcedores uma animação mostrando a linha de impedimento com os jogadores em suas posições no momento exato do toque na bola onde houve a ação anterior. Animações como essa já são comuns em outros esportes como é o caso do Vôlei, onde é mostrado se a bola foi dentro ou fora da marcação da quadra.

O que você achou da novidade? Acredita que isso irá contribuir para que as marcações sejam feitas de forma correta? Participe nos comentários com a sua opinião!

Continua após a publicidade

Via: FIFA

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.