Anatel apreende mais de 76 mil eletrônicos sem homologação no Ceará

Entre os itens retidos estão carregadores de celulares, radiocomunicadores, microfones sem fio, câmeras sem fio

Anatel apreende mais de 76 mil eletrônicos sem homologação no Ceará
Créditos: Divulgação/Anatel

Uma operação entre a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) do Ceará e a Divisão de Repreensão ao Contrabando e Descaminho (DIREP/CE) da Receita Federal do Brasil terminou na apreensão de mais de 76 mil equipamentos para telecomunicações não homologados com valor estimado em R$ 5 milhões no Porto de Mucuripe/CE.

29/06/2022 às 13:20
Notícia

USB-C para todos: Anatel abre consulta pública por padrão nos...

Este assunto também está sendo discutido por parlamentares norte-americanos e europeus

A ação de fiscalização aconteceu entre os dias 27 de junho e 1º de julho. Entre os aparelhos que ficaram retidos estão milhares de carregadores de celulares, radiocomunicadores, microfones sem fio, câmeras sem fio, teclados sem fio, campainhas e outros.

Esses produtos não homologados, além de prejudicar o comércio legal de telecomunicações, podem trazer diversos riscos à saúde e a segurança dos consumidores.

A Anatel ressalta que para receber o certificado, qualquer produto deve passar por testes de laboratório. Isso inclui, avaliação de segurança, resistência a variação das redes de energia elétrica, proteção contra vazamento de líquidos tóxicos ou superaquecimento. Além disso, é avaliado o cumprimento de requisitos de performance para assegurar a qualidade das redes de telecomunicações. Também são testadas as características de emissões de ondas de rádio para que outros equipamentos utilizados por outros usuários não sejam interferidos.

Apreensão em galpão da Amazon

No final do mês de junho, a Anatel confirmou os números resultantes da sua última fiscalização, realizada em centros de distribuição e armazéns da Amazon, em Cajamar (SP) e Betim (MG). Apreenderam 5,7 mil itens não homologados para telecomunicações em três dias de trabalho — ciclo que começou na terça-feira (21). Agentes da Anatel fiscalizaram cerca de 67 mil equipamentos.

Caso os produtos confiscados fossem vendidos, movimentariam um valor próximo dos R$ 500 mil. Entre os principais dispositivos não homologados, encontraram carregadores de celular, baterias portáteis, fones de ouvido sem fio e outros.

Via: Anatel

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.