Normas da ABNT: como citar e referenciar vídeos do YouTube em trabalhos acadêmicos

Veja qual é a forma correta de indicar conteúdos da rede social em seus trabalhos

Normas da ABNT: como citar e referenciar vídeos do YouTube em trabalhos acadêmicos

O uso de vídeos do YouTube como referência em trabalhos acadêmicos é uma realidade cada vez mais comum no dia a dia dos estudantes. Muita informação está disponível na rede social de vídeos do Google e eventualmente pode ser que você precise citar esse conteúdo.

YouTube apresenta nova ferramenta para análise de Shorts e Lives

Fazer citação e referenciar vídeos do YouTube em trabalhos acadêmicos não é difícil, mas existem regras para isso. As Normas da ABNT, que padronizam os trabalhos acadêmicos, também preveem a inclusão de citações e referências a vídeos. Veja como fazer isso de maneira correta.

Como fazer citação de vídeos do YouTube

A forma tradicional de citação de um autor ao longo do texto segue a lógica de “(SORENOME, ano da publicação”. Portanto, você pode reproduzir o que foi dito pelo apresentador, pelo narrador do vídeo ou por um entrevistado, entre aspas e com indicação de quem falou, e ao final do trecho incluir o nome do canal e o ano de publicação, entre parênteses.

Vamos a um exemplo para que fique mais claro. 

Consideremos o vídeo “15 ANOS DE IPHONE: o que você NÃO SABIA sobre o celular da Apple”. Em um determinado trecho, o apresentador Jacson Boeing diz o seguinte:

“Jobs não via como aquilo podia funcionar na empresa, mas um tempinho passou e ele mudou de ideia. Assim, o pessoal começou a trabalhar nesse projeto de unir o MacOS com o touch” (MUNDO CONECTADO, 2022).

Não tem segredo. Ao longo do texto, basicamente o que você precisa fazer é citar o nome do canal e o ano de publicação do vídeo, sempre entre parênteses, logo após a menção. Não há a necessidade de citar o nome de quem fala em letras maiúsculas, mas o trecho deve deixar claro sempre que possível quem está falando.

YouTube lança ferramenta que destaca trechos mais populares de um vídeo

Continua após a publicidade

Como fazer referência de um vídeo do YouTube

Aqui, o processo é mais trabalhoso. Se você citou um vídeo do YouTube ao longo do texto, ao final do trabalho terá que incluí-lo nas referências bibliográficas. Aqui, a menção é mais completa e você deve ficar atento ao padrão. A regra é a seguinte:

SOBRENOME, Nome do autor do vídeo (ou nome do canal). Título do vídeo. YouTube, data da publicação. Disponível em: link do vídeo. Acesso em: data que o vídeo foi acessado.

Levando-se em consideração o mesmo vídeo do exemplo acima, o resultado seria o seguinte:

MUNDO CONECTADO. 15 Anos de iPhone: o que você não sabia sobre o celular da Apple. YouTube, 28 de junho de 2022. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=kL1RVAQWA7o>. Acesso em: 04 de julho de 2022.

Atenção para alguns detalhes: o endereço do vídeo deve vir entre os sinais de menor e maior (“<” e “>”). No caso da citação do autor, é possível referenciar um nome em específico, mas o mais comum é referenciar o canal. Nesse caso, o nome fica em letras maiúsculas e não segue a regra “sobrenome, nome”, ou seja, é MUNDO CONECTADO e não “CONECTADO, Mundo”.

Você tem outras dúvidas sobre citação de autores ou de conteúdo nas normas da ABNT? Deixe sua dúvida nos comentários.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.