Secretaria Nacional do Consumidor quer que Uber e 99 expliquem cancelamento de corridas

Até o momento, a 99 afirmou que não recebeu a notificação do órgão

Secretaria Nacional do Consumidor quer que Uber e 99 expliquem cancelamento de corridas
Créditos: campaignindia.in

A 99 e a Uber, prestadoras de serviços eletrônicos de transporte privado urbano, precisarão explicar para a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) as razões que levaram os motoristas da plataforma a cancelarem viagens solicitadas por diversos passageiros. A notificação foi enviada para as companhias no dia 20 de junho, e um prazo de dez dias foi estipulado para encaminharem as respostas. Um dos motivos da medida é compreender se existem punições para motoristas que cometem irregularidades, e entender a política por trás dos cancelamentos.

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Por meio das redes sociais, reclamações sobre preços maiores do que os previstos inicialmente, dificuldades com reembolsos e para entrar em contato com representantes das companhias, assim como cancelamentos sem explicações por parte dos motoristas, são recorrentes. A Senacon complementou dizendo que “supostas práticas têm sido amplamente noticiadas pela imprensa”.

(Créditos: 99app.com)

Por meio de nota, a Uber respondeu que “responderá todos os esclarecimentos solicitados pela Secretaria Nacional do Consumidor no prazo estabelecido pelo órgão.” Foi apontada uma diretriz interna do serviço, estipulando que o excesso de cancelamentos por parte dos motoristas viola o Código da Comunidade, e que profissionais responsáveis analisam a situação diariamente. Complementando a explicação, um porta-voz da plataforma concluiu:

“Motoristas parceiros são profissionais independentes e, assim como os usuários, podem cancelar viagens quando julgam necessário. Cancelamentos excessivos, porém, representam abuso do recurso e configuram violação ao Código da Comunidade por mau uso da plataforma, pois atrapalham o seu funcionamento e prejudicam intencionalmente a experiência dos demais usuários e motoristas. A Uber tem equipes, processos e tecnologias próprias que revisam constantemente os cancelamentos para identificar suspeitas de abusos que violam o Código da Comunidade e, quando são comprovadas, banir as contas envolvidas”.

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Por sua vez, a 99 afirmou que não foi notificada pelo órgão até o momento. Qual é a sua opinião sobre este tema? Já passou por problemas similares com os aplicativos de transporte? Compartilhe o seu ponto de vista nesta matéria e acompanhe as nossas redes sociais!

Via: extra.globo.com

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