SpaceX recebe autorização para oferecer internet Starlink a carros em movimento

Algumas limitações deverão ser respeitadas pela companhia de Elon Musk

SpaceX recebe autorização para oferecer internet Starlink a carros em movimento
Créditos: provscons.com

Na última quinta-feira, 30 de junho, a Comissão Federal de Comunicação dos Estados Unidos (FCC / Federal Communications Commission) liberou a permissão para a SpaceX, uma das empresas do bilionário Elon Musk, operar em movimento — ou seja, em veículos e/ou outros meios de transporte, como navios e aviões. Conforme informado anteriormente, pelo Mundo Conectado, a internet via satélite não possuía certificação oficial para esse segmento; contudo, algumas limitações precisarão ser respeitadas. Segundo informações compartilhadas por autoridades do FCC:

A permissão deverá ajudar a SpaceX atender às crescentes demandas de usuários que agora exigem conectividade em movimento.

 

No início deste ano, a companhia começou a investida com o “Starlink RV” (abreviação para “Recreational Vehicles”, ou seja, para automóveis de viagem). O problema é que esbarrava na falta de autorização formal para desempenhar o serviço que foi aprovado há poucos dias. Com esta liberação, poderá operar na banda de 12 GHz, mas terá que avisar aos seus consumidores que existirá a possibilidade de interferências de outras empresas (atuais ou que existam futuramente) que usam tecnologias similares na região. 

A SpaceX já está em uma disputa contra a DISH, fornecedora de serviços de transmissão direta por satélite, sobre as interferências causadas pelo uso da mesma banda de 12Ghz, que, segundo os profissionais da companhia de Musk, “causaria interrupções totais nas conexões de internet da Starlink em 74% do tempo”. Outras disputas envolvendo essas empresas, sobre a viabilidade da frequência para serviços terrestres e via satélite, também estão sendo travadas paralelamente. A FCC ainda não definiu o resultado nesses casos.

Sobre o uso em veículos recreativos ou em outros meios de transporte em movimento, apesar do risco de interferências, dependendo da região que o viajante estiver, a empresa do bilionário deverá estar atenta para não prejudicar os usuários da mesma frequência, que também é usada para outras implementações, como serviços de Wi-Fi terrestres. Caso queira verificar a autorização concedida, basta acessar este link.

27/06/2022 às 11:00
Notícia

Starlink: 5G pode tornar a conexão da empresa de Elon Musk in...

Os "engenheiros especializados" da Dish estão analisando as reivindicações apresentadas

Qual é a sua opinião sobre este tema? Acredita que, mesmo com as limitações, será uma boa opção? Compartilhe a sua opinião nesta matéria e acompanhe as nossas redes sociais!

Via: zdnet.com Fonte: fcc.gov, provscons.com

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.