Navio autônomo britânico a hidrogênio pode navegar por 60 dias sem parar

Esta embarcação é mais um passo em direção ao plano de emissão zero

Navio autônomo britânico a hidrogênio pode navegar por 60 dias sem parar
Créditos: ACUA Ocean

A Acua Ocean, startup especializada em energia limpa marítima, está desenvolvendo um navio movido a hidrogênio — também conhecida como embarcação de superfície não tripulada (Unmanned Surface Vessel / H-USV). Além dessa característica, possui tecnologia de navegação autônoma, que será implantada nos próximos anos. Foi emitida uma aprovação da Lloyd’s Register (LR), sociedade de classificação do Reino Unido, tanto para o seu sistema de engenharia de controle quanto para o sistema de hidrogênio e os de distribuição de energia elétrica. O objetivo da investida é que a embarcação possa trabalhar em várias missões diferentes, como: monitoramento, segurança e coleta de dados ambientais, sem precisar se preocupar com emissões nocivas.

(Créditos: acua-ocean.com)

Este projeto se enquadra nas definições de um MASS (Maritime Autonomous Surface Ship / Navio de Superfície Autônomo Marítimo), e será capaz de receber 6 mil litros de hidrogênio líquido. Estima-se que será possível fazer viagens que duram entre 40 a 60 dias, em uma velocidade média de 4 nós (~ 7,4 km/h), com capacidade de carga de 4.500 kg, sendo usado hidrogênio para reduzir as emissões de CO2 durante as operações em 99% — uma das suas principais vantagens, pois muitos países estão traçando metas para alcançar o almejado plano de emissão zero até 2025.

Os protótipos passaram por testes de aceitação de fábrica no início de 2022, participando de uma competição tecnológica no Reino Unido. Uma bolsa de inovação foi a responsável por impulsionar a startup, que desenvolveu o sistema de automação e os mecanismos para viabilizar a proposta da utilização de hidrogênio. Testes adicionais serão efetuados no ano que vem, com a implantação total prevista para 2025, caso os resultados continuem bem-sucedidos.

31/05/2022 às 11:30
Notícia

Navio autônomo militar chinês será também "pista de pous...

Inicialmente, o intuito da embarcação é concluir missões de pesquisa em alto-mar

Qual é a sua opinião sobre este tema? Acredita que o plano de emissão zero será alcançado tão rapidamente quanto muitos países desejam? Compartilhe o seu ponto de vista nesta matéria e acompanhe as nossas redes sociais!

Via: olhardigital.com.br Fonte: maritime-executive.com, acua-ocean.com

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.