Sonda chinesa fotografa toda a superfície de Marte; veja fotos

Tianwen-1 realizou 1.344 órbitas ao redor do planeta vermelho

Sonda chinesa fotografa toda a superfície de Marte; veja fotos
Créditos: Divulgação/CNSA

A China National Space Administration (CNSA), a agência espacial da China, encerrou na última quarta-feira a missão da sonda espacial Tianwei-1. A sonda realizou 1.344 órbitas ao redor de Marte para capturar imagens de toda a superfície do planeta, entregando dados para estudos sobre a geologia. A missão de Tianwei-1 durou dois anos. 

24/06/2021 às 19:00
Notícia

China pretende levar os primeiros humanos para Marte em 2033

Maior fabricante de foguetes do país afirma que empresa estabelecerá uma base no planeta em 2043

Jornada para verdade celestial para Marte

O nome da sonda significa "jornada para verdade celestial", algo bem sugestivo para uma missão que mapeou toda a superfície de um planeta. A CNSA divulgou algumas imagens capturadas pela Tianwen-1 — o resto será divulgado para cientistas que desejarem estudar o solo e formações geológicas marcianas. No total, a sonda chinesa colheu 1.040 GB de dados durante a missão.

Entre as imagens divulgadas pela agência espacial estão registros do polo sul, região de Marte que concentra a maior parte da água localizada no planeta. O sucesso da missão Tianwen-1 é um grande marco para a China na nova corrida espacial, rivalizando com os Estados Unidos, Rússia e União Europeia, e amostra da sua capacidade tecnológica. Confira as imagens:

Continua após a publicidade

Corrida para colonização em Marte

O interesse pela exploração de Marte surgiu em 1964, quando os Estados Unidos enviou a sonda Mariner 4 para capturar imagens da superfície do planeta. A NASA, ESA e CNSA tem planos de transformar o planeta vermelho em uma colônia espacial. Todas essas agências têm projetos para encontrar água em Marte e maneiras de transformá-la em fonte para a colonização do planeta. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.