Philip K. Dick: criador de Blade Runner terá filme contando sua biografia

O clássico Blade Runner completou 40 anos em Junho

Philip K. Dick: criador de Blade Runner terá filme contando sua biografia
Créditos: Philip K Dick/Arquivo Pessoal

Philip K. Dick é um dos autores mais influentes da ficção científica. Criador do livro que deu origem ao clássico de 1982 Blade Runner, dirigido por Ridley Scott, estrelando Harrison Ford como protagonista, o autor americano irá receber um filme contando sua biografia.

O importante escritor também é responsável por outras importantes obras como O Homem do Castelo Alto, além de histórias que serviram de inspiração para filmes como Minority Report. Apesar das brilhantes ideias que colocou no papel, a vida pessoal de Philip foi tumultuada, com uso de drogas, tentativa de suicídio, depressão e alucinações. O longa metragem será baseado na biografia escrita por Paul Williams, que cuidou dos espólios literários do autor, que faleceu em 1982 vítima de um AVC, quatro meses antes da estreia de Blade Runner.

Além da vida conturbada do autor, o longa deve focar em um evento que ocorreu em 1971, quando Dick voltou para sua casa e encontrou toda sua mobília revirada, o cofre arrombado e muito de importantes papéis relacionados às suas obras desaparecidos. O culpado nunca foi encontrado, e enquanto a polícia chegou a apontar que o próprio autor teria destruído sua casa. Ele, no entanto, acredita no contrário:

Voltei para casa uma noite e encontrei destroços e ruína, meus arquivos fechados estavam abertos, papéis de todos os tipos desaparecidos, tudo praticamente desaparecido. Até hoje eu não sei quem fez isso. Furto não era a motivação: muitos itens sem valor foram levados, muito cuidado em desaparecer com correspondências e registros comerciais.....a Polícia acredita na teoria que eu mesmo fiz. Eu não fiz. Eu, de certa forma, acredito na teoria que eles que fizeram..... 

 

Até o momento o filme não possui diretor e será produzido por John Shestack, produtor de Força Aérea Um e Minhas Adoráveis Ex-namoradas. O longa está em fase de pré-produção e não possui data prevista de estreia.

Blade Runner completou 40 anos

Philip, infelizmente, faleceu antes da estreia de Blade Runner e não pode acompanhar o filme baseado em sua obra que se tornou um dos maiores clássicos de ficção científica ao redor do mundo. Blade Runner, completou 40 anos em junho de 2022 e conta com uma continuação dirigida por Denis Villeneuve, chamada Blade Runner 2049, lançada em 2017.

Apesar de todo o sucesso, Blade Runner foi lançado nos cinemas em 1982 e quase se tornou um grande fracasso. Na época, o tom mais lento e contemplativo do filme assustou os produtores que buscavam um grande filme de ação. Isso fez com que eles colocassem Ridley Scott de lado e alterassem elementos importantes do longa, incluindo o final. Nada disso adiantou, pois na época o filme passou longe de ser um sucesso de bilheteria e caiu no esquecimento.

Continua após a publicidade

Cerca de 15 anos depois, na década de 90, o filme encontrou o público através das fitas VHS e de uma versão do diretor, restaurada por Ridley Scott. Logo o filme ganhou o status cult, conquistando os fãs de ficção científica que esperavam algo além das cenas de ação desenfreadas típicas dos anos 90. Hoje em dia, após 40 anos do seu lançamento, é inegável que Blade Runner é um dos grandes nomes dos filmes de ficção científica.

Fonte: Gizmodo, Space

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.