Drone autônomo voa a 70 km/h desviando de obstáculos

As suas peculiaridades serão úteis em missões de resgate e, até mesmo, para entregas

Drone autônomo voa a 70 km/h desviando de obstáculos
Créditos: Robotics and Perception Group / techxplore.com

Foi desenvolvido na Universidade de Zurique, Suíça, um drone quadricóptero autônomo que pode desviar de obstáculos em tempo real e rastrear a sua trajetória. Confeccionado com software e hardware em código aberto, qualquer pessoa com conhecimentos técnicos pode contribuir para este projeto sem restrições adicionais. O dispositivo é o resultado da unificação de várias tecnologias criadas para otimizar a autonomia, eficiência em voos de até média duração, sem ser necessária a intervenção humana nas suas funcionalidades principais.

Segundo Davide Scaramuzza, um dos autores do estudo e professor de robótica:

“Quadricópteros podem ser voadores muito ágeis, particularmente quando um piloto humano está guiando os seus movimentos. Quadricópteros autônomos, por sua vez, sofrem com problemas de agilidade, principalmente quando viajam em altas velocidades. Com esta nova investida, o time na Suíça melhorou a agilidade do drone com o novo modelo construído usando várias tecnologias.”

Auxílio de inteligência artificial

Para que os incrementos na velocidade de voo fossem viabilizados, os profissionais inseriram sensores de visão computacional e outros sistemas de controle e monitoramento, oferecendo otimizações no processamento de informações em tempo real do dispositivo.

(Esquema de construção / Créditos: Science Robotics (2022). DOI: 10.1126/scirobotics.abl6259)

Um módulo de Inteligência Artificial (IA), Jetson TX2, desenvolvido pela Nvidia, é responsável pela realização de tarefas consideradas complexas, como as funções de agilidade de voo e estabilidade. Mesmo em deslocamentos entre 50 e 70 km/h, o drone permaneceu ágil e evitou os obstáculos propostos — sendo um dos seus principais diferenciais. Fora essas características, o dispositivo consegue rastrear a sua trajetória usando a sua posição no ar, para então calcular o quanto deve se movimentar para corrigir o trajeto.

Mais uma particularidade da IA moderna é a capacidade de aprender com as experiências anteriores, aprimorando o desempenho com o passar do tempo, sem ser necessária a inserção de dados específicos para este objetivo. De acordo com os seus idealizadores, as suas peculiaridades podem ser utilizadas para missões de busca e resgate, ou até mesmo para entregas de encomendas — uma função cada vez mais requisitada por grandes empresas em todo o mundo.

Continua após a publicidade

24/05/2022 às 17:44
Notícia

Drone FIMI X8SE 2022 V2 pode tocar áudios, além de carregar e...

Modelo já está à venda a partir de US$489 no Aliexpress

Qual é a sua opinião sobre este tema? Acredita que, com mais este auxílio, um futuro no qual estes equipamentos entregarão encomendas rapidamente nas residências dos compradores está se aproximando? Compartilhe o seu ponto de vista nesta matéria e acompanhe as nossas redes sociais!

Fonte: science.org, techxplore.com, canaltech.com.br

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.