Apple não lançará seu modem 5G por problemas com patentes da Qualcomm

Empresas possuem um contrato para fornecimento de peças até 2025

Apple não lançará seu modem 5G por problemas com patentes da Qualcomm
Créditos: Laurenz Heymann no Unsplash

Recentemente foi descoberto que a Apple não conseguiu realizar seus planos de fazer seu próprio modem 5G. Com isso, a empresa deverá utilizar a tecnologia da Qualcomm nos futuros iPhone 15, mas diferente do que se esperava inicialmente, os problemas da empresa podem não ter sido técnicos, mas sim por causa de patentes existentes.

29/06/2022 às 16:00
Notícia

Youtuber tenta fazer upgrade de MacBook Pro com chip M1 para ...

A Apple provavelmente pensou que isso seria feito

O desenvolvimento do seu próprio chip sem internet é um dos principais planos da gigante de Cupertino para os próximos anos, inclusive sendo o motivo para ela ter comprado a divisão de modens da Intel. A utilização de um modem próprio permitiria à empresa otimizar ao máximo o seu SoC e trazer mais eficiência e novos recursos.

Quando foi descoberto que a empresa não conseguiria fazer seu modelo a tempo para os futuros iPhones acreditava que havia problemas de desenvolvimento do hardware. Mas o FOSS Patents acredita que na verdade o problema é que a Apple não conseguiu derrubar duas patentes da Qualcomm, que poderá utilizá-las para causar problemas legais caso a empresa faça seu próprio chip 5G.


Créditos: Divulgação Apple

O portal aponta que a primeira dessas patentes foi aplicada em 2008 e funciona permitindo que o usuário recuse uma ligação com uma mensagem de texto, por exemplo um envio automático de um sms com ‘Estou ocupado’. A outra patente que está sendo um empecilho no projeto é uma sobre a interface de troca de aplicativos.

Como apontado anteriormente, ambas as tecnologias são de propriedade da Qualcomm e, caso a Apple desenvolva seu próprio modem 5G, ela irá processar a fabricante dos iPhone. O que empresa pretendia para contornar isso era derrubar as patentes na Suprema Corte dos Estados Unidos, que não quis nem ouvir a proposta da empresa.

30/06/2022 às 11:15
Notícia

iPads de 2024 terão displays OLED produzidos em massa pela Sa...

Fabricante está aumentando a sua capacidade de produção para dar conta da demanda

Com isso, a gigante de Cupertino fica presa a sua fornecedora até 2030, que será quando as duas patentes serão expiradas. O GSMArena ressalta que o plano da Apple era diminuir a compra de peças da Qualcomm para 20% até 2023, mas por causa disso, ela deverá continuar comprando todos os modens Snapdragons até ela não ter nenhuma limitação legal.

Fonte: GSMArena, Foss Patents, GSMArena, Foss Patents

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.