Samsung começa a produzir nó de 3 nm com 30% mais desempenho

Fabricante destaca que nova tecnologia terá uma redução de 45% no uso de energia

Samsung começa a produzir nó de 3 nm com 30% mais desempenho
Créditos: Divulgação Samsung

Recentemente informamos que a Samsung estava se preparando para começar a produzir o seu nó de 3 nm, agora ela confirmou que está começando a fabricação da sua tecnologia. A divisão Samsung Foundry confirmou a produção em massa do seu novo processo, que será feito na nova arquitetura de transistor GAA (Gate-All-Around).

30/06/2022 às 09:45
Notícia

Galaxy Z Fold 3 e Z Flip 3 ganham recurso que permite copiar ...

Novidade chegará ao browser da Samsung através da atualização One UI 4.1.1

O GAA é uma evolução da tecnologia após o FinFET e permitirá que a fundição escolha os transistores sem afetar a capacidade do chip de transportar correntes. Com o seu novo nó, a empresa afirma que trará diversos benefícios para os chips que utilizarem ele.

Dentre as melhorias, a fabricante destaca que essa primeira geração trará uma redução de 45% do consumo de energia, com um desempenho 23% superior em uma área 16% menor se comparado com o seu nó de 5 nm. Mas a Samsung afirma que já está planejando a segunda geração de chips de 3 nm, que aumentará a redução de consumo para 50%, com 30% mais poder e 35% menos área se comparado ao processo de 5 nm.


Créditos: Divulgação Samsung

Semicondutores poderão ser usados no Snapdragon 8 Gen 2

Oficialmente a Samsung ainda não revelou os clientes do seu novo nó, mas ontem (30) o SamMobile trouxe informações de que o primeiro cliente da empresa deverá ser a PanSemi. O portal aponta que essa primeira produção será mais como um teste de  3nm GAA” e não uma produção em massa, por isso os primeiros modelos deverão ser vendidos para a empresa chinesa.

A PanSemi deverá utilizar os semicondutores para a criação de projetos de chips para a mineração de Bitcoin. Enquanto testa a sua fabricação e tecnologia, a gigante sul-coreana “está torcendo” para a TSMC não dar conta dos pedidos do próximo SoC high-end da Qualcomm.

29/06/2022 às 12:30
Notícia

Samsung lança seu novo smartphone robusto Galaxy XCover 6 Pro

Aparelho conta com um hardware superior ao do Galaxy A53 com o SoC Snapdragon 778G

Atualmente o novo Snapdragon 8 Gen 2 está sendo planejado para utilizar o nó de 3 nm da TSMC, mas como a Apple já comprou parte desse processo, a empresa pode não dar conta de fornecer todos os chips para os próximos Snapdragons. Com isso, a empresa norte-americana pode acabar tendo completar seu fornecimento de chips com a tecnologia da Samsung, ou até mudar toda a fabricação para o nó da sul-coreana, como foi com o Snapdragon 8 Gen 1.

Fonte: Samsung, SamMobile

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.