Defesa Civil usará WhatsApp para mandar mensagens de alerta em casos de desastres

Usuários já podem começar a fazer o cadastro para receber os alertas e as recomendações

Defesa Civil usará WhatsApp para mandar mensagens de alerta em casos de desastres
Créditos: Mourizal Zativa/Unsplash

Através de um anúncio nesta quarta-feira (29), o Ministério do Desenvolvimento Regional revelou que a Defesa Civil usará o WhatsApp para enviar alertas sobre desastres para a população. A parceria foi feita entre o Ministério, o mensageiro da Meta e a empresa de atendimento Robbu. De acordo com as informações, a nova ferramenta estará disponível para todo o Brasil em até 60 dias. 

29/06/2022 às 15:30
Notícia

Novo recurso do WhatsApp permitirá sair de grupos de forma si...

Somente administradores de grupos serão notificados sobre a saída de participantes

Com o novo recurso, os usuários do WhatsApp poderão se cadastrar, compartilhar a localização e receber os alertas para sua região, além de receber dicas de autoproteção, melhores rotas de evacuação no caso de um desastre e até alertas ativos em outros estados.

Dario Durigan, diretor de Políticas Públicas para o WhatsApp no Brasil, revelou que o novo projeto está sendo implementado para enviar atualizações e alertas sobre os desastres de maneira permanente.

“É uma parceria inédita no mundo. É o primeiro sistema de defesa civil a se estruturar de maneira permanente para emissão de alertas pelo WhatsApp. O aplicativo já é utilizado com frequência por grupos e comunidades próximas da Defesa Civil para coordenação e aviso. O que faremos agora é elevar esse uso para um outro patamar, por meio de uma conta verificada que dá segurança às pessoas de que elas estão falando com a Defesa Civil”, disse Durigan.

Cadastramento

A ferramenta já está sendo desenvolvida e agora passa pelos últimos detalhes antes de chegar para todos os brasileiros. Assim, os usuários que possuem interesse em receber esses avisos pelo aplicativo de mensagens da Meta já podem enviar um “Oi” para o número +55 (61) 2034-4611 e iniciar o processo de cadastramento através da interação com o chatbot.

Com o novo serviço de comunicação, o WhatsApp se juntará ao SMS, Telegram, TV por assinatura e Google, que também utilizam seus canais para alertar a população sobre desastres. Vale destacar que informações em tempo real sobre acontecimentos podem ajudar equipes de busca e até mesmo a população sobre os possíveis riscos. 

Veja o evento de lançamento da ferramenta completo clicando aqui.

Fonte: Governo Federal

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.