Telescópio James Webb divulgará imagem mais profunda do universo

JWST também mostrará imagem de exoplaneta

Telescópio James Webb divulgará imagem mais profunda do universo
Créditos: Divulgação/NASA

No dia 12 de julho, a NASA revelará as primeiras imagens oficiais do Telescópio Espacial James Webb. Faltando alguns dias para essa grande revelação, a agência já deu dicas do que esperar nas próximas semanas. Entre as primeiras fotos a serem apresentadas estão a foto do ponto mais distante do universo já visto e a atmosfera de um exoplaneta

07/04/2022 às 17:00
Notícia

Astrônomos encontram galáxia mais distante já observada

Galáxia HD1 está a 13,5 bilhões de anos-luz de distância da terra

Cientistas se emocionaram com as imagens

A "imagem mais profunda" do universo vai ao encontro de um dos objetivos do Telescópio Espacial James Webb: investigar os primórdios do universos. Em abril deste ano, astrônomos do Centro de Astrofísica de Harvard-Smithsonian encontraram a galáxia HD1, a mais distante observada. Na conferência de imprensa, a NASA não citou se a imagem estaria relacionada à HD1, que foi formada 300 milhões de anos depois do Big Bang. Bill Nelson, um diretor da NASA, apenas comentou que será um dos primeiros objetos do universo. Esperem imagens de objetos com mais de 13,3 bilhões de anos.

A outra imagem será da atmosfera de um exoplaneta. Essa imagem provavelmente foi capturada usando o instrumento NIRISS, responsável por identificar elementos da atmosfera de exoplanetas. A NASA está tão empolgada com essas imagens que nem mesmo enviará releases sob embargo para a imprensa. Thomas Zurbuchen e Pam Melroy, funcionários da agência, comentaram que se emocionaram com as imagens. "É um momento emocionante quando você vê a natureza mostrando algum segredos", disse Zurbuchen. Já Melroy contou que o que ela viu a deixou tocada "como cientista, engenheira e pessoa". Chega logo, dia 12! 

James Webb: anos de produção até o lançamento

O projeto do telescópio James Webb foi desenvolvido pela National Aeronautics and Space Administration (NASA) em conjunto com as agências espaciais europeias e canadense. Inicialmente, era previsto para ter sido lançado em 2007. Mas alguns problemas atrasaram o lançamento do modelo, um deles foi o alto custo de produção do telescópio James Webb, que estava aumentando cada vez mais e, ainda em 2005, fizeram os engenheiros repensar o projeto original.

Em 2016 o telescópio foi declarado como pronto, mas novamente o seu projeto foi suspenso por complicações de construção e ficou assim até 2019, quando ele finalmente foi montado. Entretanto, devido a pandemia causada pela COVID-19, mais atrasos aconteceram até a NASA finalmente marcar o dia 18 de dezembro de 2021 para o lançamento.

29/06/2022 às 11:30
Notícia

NASA afirma que precisa cavar mais fundo em busca de sinais d...

Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais e eles cavam: não é romântico, mas é bem científico

Continua após a publicidade

Através dele os pesquisadores poderão observar ainda mais coisas do espaço, podendo ver algumas das galáxias mais antigas do universo e outros corpos celestes, como buracos negros.

Via: Ars Technica, Space

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.