Agora que o MacBook Pro com o chip M2 começou a ser enviado, é hora de testar o desempenho e conferir se a Apple realmente falou a verdade na apresentação realizada no WWDC 2022, certo? Não para o YouTuber Luke Miani. O criador de conteúdo decidiu testar se o novo Apple Silicon poderia ser instalado no MacBook Pro que utiliza o SoC M1. O resultado não foi o esperado.
Samsung quer lançar smartphones dobráveis de entrada até 2024
Empresa está planejando lançar modelos ‘Galaxy A Fold’ focados em custo-benefício
De boas intenções...
As duas versões de MacBook Pro compartilham diversos componentes. Entre as coisas diferentes — além do chip — é que a Apple utilizou um único SSD NAND de 256 GB, enquanto o MacBook Pro M1 utiliza dois SSDs de 128 GB para atingir velocidades mais rápidas de leitura e gravação. Com tanta coisa em comum, é natural imaginar que uma "singela" troca de processador não trará nenhum problema.
Miani abriu os dois MacBooks, mostrou a diferença entre os dois dispositivos citada anteriormente e iniciou a remoção da placa lógica do MacBook Pro M1. Feito o mesmo no segundo notebook com M2 e instalando a placa lógica no MacBook Pro M1, é hora do show. Mas, como dizem os jovens, o show "flopou" — fracassou.
O MacBook Pro com o chip M2 não ligou. O YouTuber tentou de tudo para fazer o MacFrankstein funcionar. Ele trocou os Touch ID e até tentou entrou no modo DFU (Device Firmware Upgrade) para tentar ligar. Curiosamente, após botar os chips em seus MacBooks originais, ele tentou utilizar os Touch ID trocados e foi possível ligar o MacBook Pro M2 com o Touch ID do M1. Ainda não há uma resposta concreta sobre porquê a troca do chip impedir o ligamento do MacBook Pro M1. Confira o vídeo a seguir:
Mundo Conectado já testou o MacBook Pro com M1
Apple Silicon M2: eficiência em evolução
Dois anos após o nascimento do Apple Silicon, a fabricante finalmente entregou a segunda geração dos seus chips. Segundo a Apple, o novo SoC M2 é 18% mais rápido que o seu antecessor M1 em processamento e tem um desempenho de GPU 35% maior que o da geração anterior. O CPU tem oito núcleos (quatro de eficiência e quatro de desempenho) e a parte gráfica possui dez núcleos.
O chip M2 chega a 24 GB de RAM e 100 GB/s de largura da memória, 50% a mais que a primeira geração de chips. O processo de fabricação do M2 é o de 5 nm. A Apple afirma que o chip entrega o desempenho de um notebook high end com um baixo consumo de energia. Os gráficos mostrados pela empresa apresentam que o M2 atingiu 90% do desempenho de um Intel Core i7 de 12ª geração (i7-1255U de 16 GB de memória) consumindo um quinto de energia.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.