Países da União Europeia concordam em encerrar venda de carros a combustão até 2035

A iniciativa também será uma reação para competir com a indústria automobilística norte-americana e chinesa

Países da União Europeia concordam em encerrar venda de carros a combustão até 2035
Créditos: União Europeia / pixabay.com / GDJ

Nesta quarta-feira, 29 de junho, os países da União Europeia (UE) aprovaram o projeto do executivo comunitário para proibir a venda de veículos novos a combustão até 2035. Um dos intuitos da abordagem é reduzir as emissões a zero. A proposta foi anunciada originalmente em julho de 2021, e é mais uma etapa em direção à conclusão dos objetivos climáticos do continente europeu, que está trabalhando para alcançar a neutralidade carbônica até 2050.

14/06/2022 às 13:15
Notícia

GM anuncia vários veículos elétricos para o mercado sul-ameri...

A montadora está investindo US$ 35 bilhões na produção de 30 veículos autônomos e elétricos até 2025.

Alguns países, como a Itália e Alemanha, convenceram o restante para este direcionamento a um futuro no qual as alternativas tecnológicas viáveis, como motores elétricos, híbridos e combustíveis sintéticos, sejam adotadas massivamente, caso permitam a eliminação total das emissões dos gases responsáveis pelo efeito estufa. Foi prorrogado até o final de 2035, um período adicional de 5 anos, as isenções concedidas para fabricantes considerados de “nicho” — ou seja, aqueles que produzem menos de 10 mil automóveis anualmente. A iniciativa beneficia principalmente as montadoras de luxo.

As medidas explicadas serão discutidas com deputados do parlamento europeu, que neste mês se posicionaram sobre as propostas apresentadas. Segundo Agnès Pannier-Runacher, ministra francesa da Transição Ecológica:

Isso constitui um grande desafio para nossa indústria automobilística.

 

Além das questões ambientais cada vez mais relevantes no cenário internacional, é uma “necessidade” comercial, dada a concorrência norte-americana e chinesa, com investimentos massivos em carros elétricos — considerados por muitos como o futuro da indústria. As decisões estão sendo tomadas com mais de uma década de antecedência, para ser possível uma transição “planejada e acompanhada”, de acordo com as palavras da ministra.

Apesar de ser um segmento ainda em expansão, estão sendo oferecidos boas opções de automóveis elétricos de alto desempenho nos últimos anos, principalmente nos Estados Unidos. Qual é a sua opinião sobre este tema? Acredita que os objetivos dos países da UE serão alcançados até a data estipulada? Compartilhe o seu ponto de vista nesta matéria e acompanhe as nossas redes sociais!

Via: uol.com.br

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.