Índice do Artigo

Mobile (seox)

Arm Immortalis traz alto desempenho e Ray Tracing para smartphones

Fabricante também revelou a segunda geração de CPUs na arquitetura Armv9

29/06/2022 09:45 Update 29/06/2022 10:30 0
Arm Immortalis traz alto desempenho e Ray Tracing para smartphones
Créditos: Divulgação Arm

A Arm anunciou seus novos núcleos de CPUs Cortex-X3, Cortex-A715 e uma versão atualizada do Cortex-A510 e também três novas GPUs, com a Immortalis-G715 sendo a principal delas. Esse chip gráfico chama a atenção por oferecer suporte via hardware para ray tracing, com até o triplo de desempenho das soluções via software apresentadas no ano passado.

Immortalis-G715, Mali-G715 e Mali-G615

No seu anúncio a desenvolvedora de chips revelou melhorias para as GPUs existentes, afirmando que as novas Mali irão trazer melhorias de desempenho e eficiência. Mas além da melhoria dos chips atuais, ela também mostrou a nova Immortalis-G715, que será o novo modelo high-end da linha.

Todas as novas GPUs trazem melhorias de 15% de desempenho apenas com a sua arquitetura atualizada, além disso os modelos também recebendo suporte para diversas tecnologias novas, como sombreamento de taxa variável, desempenho dobrado no Execution Engine e no fused multiple-add (FMA) e Matrix Multiply (ML) e otimizações para melhorar o nível de detalhe (LOD) . Mas a principal novidade é exclusiva para o modelo Immortalis, que será o primeiro da empresa a contar com tecnologias via hardware para suportar iluminação Ray Tracing.


Créditos: Divulgação Arm

Entenda o que é Ray Tracing neste texto do Adrenaline

Essa tecnologia é um novo método de simulação de iluminação em ambientes virtuais, que torna a iluminação mais real nos jogos, tornando os gráficos mais bonitos. Mas para isso funcionar com um bom desempenho é necessário um hardware como o da Immortalis-G715, que conta com uma parte da sua construção destinada para essa tecnologia, com a fabricante afirmando que isso trará uma melhoria de desempenho de 300% em relação a sua Mali-G710 lançada no ano passado, que usa recursos via software para suportar a tecnologia.

YouTube video

A nova placa Immortalis conta com 10 núcleos, ou mais, para funções de alto desempenho, como jogos. A Mali-G715 apresenta também um hardware potente, podendo ser construída de 7 a 9 núcleos, e a Mali-G615 tem um total de 6 núcleos, podendo ser construída com menos se necessário.

Novos Cortex

Junto com as novas GPUs a Arm também revelou os seus novos núcleos Cortex-X3 e Cortex-A715, que são baseados na arquitetura Armv9 lançada no ano passado. O chip X3 traz um desempenho até 25% superior que o seu antecessor, mas com destaque sendo a sua eficiência, com o modelo alcançando o mesmo desempenho do X2 consumindo menos energia.


Créditos: Divulgação Arm

O A715 foi construído para trazer uma eficiência superior ao seu antecessor, com a empresa afirmando que ele é até 20% mais eficiente. Com isso o modelo trará um ganho de 5% de desempenho, podendo igualar seu poder com o Cortex-X1 que foi lançado em 2020.

Por último a Arm mostrou detalhou uma versão atualizada do núcleo de alta eficiência Cortex-A510, que não tem nenhuma melhora de desempenho, mas consome 5% menos energia. A mudança significativa desse modelo é que a empresa removeu suporte de 32 bits, algo que é um pedido da própria Google para o futuro do Android.

Via: XDA-Developers, Arm