USB-C para todos: Anatel abre consulta pública por padrão nos carregadores de celular

Este assunto também está sendo discutido por parlamentares norte-americanos e europeus

USB-C para todos: Anatel abre consulta pública por padrão nos carregadores de celular
Créditos: pixabay.com / tomekwalecki

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) apresentou uma proposta de definição de requisitos técnicos para avaliação de conformidade de interface de carregamento por fio com padrão USB-C, para celulares. A proposta é baseada em um projeto do parlamento europeu, que propõe inclusão de requisitos para harmonização de interface de carregamento por cabos de diferentes dispositivos, que deverão usar o padrão descrito anteriormente, escolhido por ser utilizado por fabricantes do mundo inteiro e por possuir normatização reconhecida internacionalmente — não apenas em smartphones, mas em muitos equipamentos portáteis, que necessitam de ciclos de recarga para o correto funcionamento.

17/06/2022 às 11:45
Notícia

iPhone pode ser obrigado a vir com USB-C pelo senado dos EUA

Senadores afirmam que padrão proprietário da Apple gera lixo e é um incômodo para os usuários

Nos Estados Unidos, parlamentares locais também solicitaram a adoção de uma abordagem próxima da explicada, com o objetivo para mitigar custos desnecessários para os usuários, diminuir o lixo eletrônico e recuperar a certeza de aquisição de novos aparelhos com a definição de padrão de carregadores de celular. A Anatel analisou a questão e apresentou uma interpretação similar para ser aplicada no mercado brasileiro, envolvendo carregadores de telefones móveis nos quais a implementação depende da atualização dos requisitos técnicos vigentes na Agência.

(Créditos: pixabay.com / denvit)

Anteriormente, este tópico, sobre padronização dos acessórios, já foi estudado. Há três anos, servidores apresentaram e conseguiram a aprovação de contribuições à Recomendação L.1000 — Universal power adapter and charger solution for mobile terminals and other hand-held ICT devices, responsável por definir requisitos para um carregador universal e fontes de energia para dispositivos móveis. O padrão USB-C já tinha sido indicado.

Ou seja, resumidamente: a ideia é implementar um padrão de carregamento por fio para o máximo de equipamentos possíveis, visando a redução de custos para os consumidores e também a diminuição do lixo eletrônico, um problema crescente que traz inúmeros problemas ao meio ambiente.

Caso queira ler o restante das informações pelo site oficial da Agência, sobre a Consulta Pública n.º 45/2022, acesse este link. Qual é a sua opinião sobre este tema? Acredita que a abordagem trará benefícios reais para os consumidores? Compartilhe o seu ponto de vista nesta matéria e acompanhe as nossas redes sociais!

Fonte: gov.br

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.