4 maneiras de gerenciar e organizar apps ou arquivos no Android

Criação de pastas e barra de aplicativos favoritos pode facilitar o acesso dos usuários

4 maneiras de gerenciar e organizar apps ou arquivos no Android
Créditos: Pixabay/Pexels

Até mesmo para os usuários mais experientes de Android, é muito fácil se perder ao acessar o smartphone para tentar localizar um app ou documento específico. Assim, é comum encontrar pessoas que não utilizam os diferentes recursos do sistema do celular para organizar a bagunça.

Pensando nos usuários que querem uma maior organização ou otimizar o desempenho do aparelho, a equipe do Mundo Conectado separou uma série de dicas que podem te ajudar a manter seus aplicativos e arquivos ordenados.

Sem mais delongas, confira abaixo 4 maneiras de gerenciar e organizar apps ou arquivos no Android e resolver suas pendências de maneira mais rápida.

Desinstale aplicativos e apague arquivos que não utiliza

Para começar, é importante que você faça uma limpeza em aplicativos e documentos que você não utiliza mais. Em muitos casos, o acúmulo de arquivos e apps podem fazer com que o desempenho do dispositivo fique abaixo do esperado. No caso dos aplicativos, o problema pode ser ainda maior, já que além de ocupar espaço no armazenamento, eles podem coletar dados em segundo plano, fazendo com que a bateria do smartphone descarregue mais rapidamente.

Então, o primeiro passo para otimizar e começar a se organizar é excluindo documentos antigos que não são mais úteis e aplicativos que você não utiliza, incluindo jogos, editores ou até mesmo redes sociais que você já não possui mais.

  • Para desinstalar aplicativos, vá até as Configurações do celular.
  • Depois, entre em Apps.
  • Toque em Gerenciar Apps.
  • Por fim, toque em Desinstalar.

Desinstale aplicativos e apague arquivos que não utiliza (Captura de Tela)

Organize aplicativos na barra de favoritos

Todo mundo tem aqueles aplicativos indispensáveis do dia a dia, ou até mesmo aqueles que são mais importantes. Dessa forma, organizar os apps através da barra de favoritos é um grande passo para otimizar seu tempo na hora de localizar aquele aplicativo que você usa regularmente.

Geralmente, na versão de fábrica, os aplicativos de mensagens SMS, do Google Chrome e da câmera estão fixados nesse local. Para alterar, o usuário deve remover esses apps dessa barra ou movê-los para a tela inicial. Assim, quando acabar de fazer isso, basta adicionar os aplicativos favoritos.

  • Para organizar aplicativos na barra de favoritos, basta tocar e segurar nos apps (um por um) que estão atualmente nessa barra.
  • Em seguida, movê-los de lugar, ou se preferir, removê-los de vez desse lugar.
  • Depois, para inserir os apps mais utilizados, basta tocar e arrastar até a barra de favoritos.

Organize aplicativos na barra de favoritos (Captura de Tela)

Continua após a publicidade

Crie pastas para agrupar seus aplicativos

Dependendo da quantidade de aplicativos disponíveis no seu celular, será uma tarefa impossível colocar todos na tela inicial. Para resolver isso, o ideal é que os usuários criem pastas específicas para cada tipo de aplicativo. Assim, os usuários podem nominar pastas específicas para cada tipo de serviço como por exemplo: "Redes Sociais", "Trabalho", "Streaming" ou "Jogos".

Para criar pastas no Android é fácil. Basta arrastar um aplicativo em cima do outro e a pasta será criada automaticamente. Você poderá renomear a pasta ou tirar os apps dela a hora que quiser.

Crie pastas para agrupar seus aplicativos (Captura de Tela)

Use widgets

Apesar de muitas pessoas não gostarem, os widgets são bem úteis no quesito praticidade. Assim, ao utilizar aplicativos com widgets disponíveis, os usuários podem por exemplo, acessar informações relevantes como o clima, a agenda e até mesmo buscas no Google, sem necessariamente abrir o app.

  • Para ativá-los, basta tocar em uma área vazia da tela.
  • Depois, selecione a opção Widgets e localize o aplicativo no qual você deseja inserir na tela inicial. Para removê-lo, basta tocar sobre ele e selecionar a opção excluir.

Use widgets (Captura de Tela)

E aí? Curtiu as dicas de hoje? Participe nos comentários e veja mais clicando aqui.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.