Estados Unidos pede que Apple e Google removam TikTok de suas lojas de apps

Comissão Federal de Comunicação acusa rede social de ser um risco para segurança nacional

Estados Unidos pede que Apple e Google removam TikTok de suas lojas de apps
Créditos: Divulgação/TikTok

A guerra entre o governo americano e empresas chinesas ganha uma nova batalha — e mais uma vez o TikTok é um beligerante. A Comissão Federal de Comunicação (FCC), órgão equivalente a Anatel, dos Estados Unidos enviou um comunicado para os CEOs da Apple (Tim Cook) e Google (Sundar Pichai) pedindo a remoção do app TikTok da App Store e Play Store, suas lojas de aplicativos

25/06/2022 às 12:00
Notícia

Tesla: risco de espionagem faz China restringir veículos da f...

Elon Musk ainda não se pronunciou publicamente após a nova restrição

TikTok vs. Estados Unidos outra vez

Em 2020, o então presidente americano Donald Trump acusou o TikTok de ser um risco a segurança nacional e pediu o banimento do app no país. Uma outra alternativa foi dada para que a ByteDance, dona da rede social, vendesse a sua divisão nos Estados Unidos. O banimento não aconteceu após uma disputa jurídica da empresa. Em 2021, Biden reverteu o banimento e a rede social iniciou um período de paz no país. 

No dia 17 de junho, o Buzzfeed News divulgou que dados de usuários americanos foram acessados por funcionários da ByteDance na China. O caso reacendeu o debate sobre possível má intenções da empresa e supostas espionagem de cidadãos americanos. A FCC, na carta enviada para Cook e Pichai, diz que o "TikTok apresenta um risco inaceitável para a segurança nacional devido a sua extensa colheita de dados combinada com o acesso não autorizado de dados sensíveis".

Na carta, assinada pelo comissário Brendan Carr, é pedido que as lojas de aplicativo App Store, da Apple, e Play Store, do Google, removam o app do TikTok por violar o regulamento para ser disponibilizado para download. Segundo Carr, houve um histórico de acesso irrestrito a dados sensíveis de usuários americanos. O comissário ainda diz na carta:

O TikTok não é um app para compartilhar vídeos engraçados ou memes. Isso é a roupa de cordeiro. Na sua essência, o TikTok funciona como uma sofisticada ferramenta de vigilância que colhe uma quantidade gigante de dados pessoais e sensíveis

 

Até o momento, nenhuma das três empresas se pronunciou sobre a carta da FCC.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.