NASA está precisando de voluntários e você pode ser um deles

Pré-requisitos: saber desenhar uma elipse com o mouse

NASA está precisando de voluntários e você pode ser um deles
Créditos: Divulgação/NASA

NASA e a Universidade de Minnesota (UMN) precisam da ajuda de voluntários para identificar e catalogar as nuvens de Júpiter. Todo o serviço é feito online e, mesmo sem salário, você pode dizer que trabalhou para a NASA já que o seu nome será creditado em artigos científicos. Os voluntários analisarão imagens capturadas pela sonda espacial Juno durante suas órbitas pelo maior planeta do Sistema Solar. 

22/06/2022 às 14:00
Notícia

Meteoro atinge Júpiter e provoca maior clarão no planeta das ...

Impacto aconteceu em outubro do ano passado

Um planeta gigante e uma equipe pequena

O motivo da NASA e da UMN recorrerem ao público para essa tarefa é que a equipe responsável por classificar e catalogar as estruturas da atmosfera de Júpiter é pequena demais para um planeta tão gigante. Cada imagem do Jovian Vortex Hunter compreende uma área de aproximadamente 7000 km x 7000 km do gigante gasoso. Para comparação, só a Grande Mancha Vermelha de Júpiter mede 1,8 vezes o diâmetro da Terra, o que dá mais de 24.000 km. Se uma equipe pequena já teria trabalho para catalogar a Mancha, imagine todo o planeta e sua superfície equivalente a 121 terras! 

O projeto ajudará os astrofísicos e astrônomos a compreender melhor a atmosfera de Júpiter. Essa compreensão servirá até mesmo para entender como foi o início do sistema solar. As imagens são capturadas pela sonda espacial Juno, que já realizou mais de 40 órbitas ao redor de Júpiter, e atualmente são analisadas as imagens registradas em 2019.

Como usar sistema de classificação

Ao acessar o sistema de classificação das nuvens de Júpiter, no qual é necessário ter uma conta, um pop-up será aberto explicando o funcionamento das análises. A equipe envolvida no projeto de mapeamento das nuvens precisa identificar se na imagem há vórtices, regiões turbulentas ou nuvens em faixas — e se as imagens mostram ou não os elementos buscados. Na sequência, são explicados os elementos e como proceder na identificação: vórtices só podem ser catalogados se eles apresentarem uma forma oval.

A etapa seguinte, ainda não iniciada, é de desenhar nas imagens os elementos catalogados na primeira etapa. Após todas as primeiras imagens serem catalogadas, o Jovian Vortex Hunter inicia a segunda etapa, onde são desenhados cada estrutura da atmosfera de Júpiter. Uma mesma imagem é analisada por diversas pessoas.

Fonte: DP Review

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.