Nova carteira de identidade começa a ser emitida a partir de agosto; veja em quais estados

Oito estados estão aptos a emitir o novo modelo, demais estados passarão a emitir a partir de março de 2023

Nova carteira de identidade começa a ser emitida a partir de agosto; veja em quais estados
Créditos: Ministério da Justiça/Divulgação

O Governo Federal divulgou nesta segunda-feira (27) os novos modelos da carteira de identidade e passaportes. A Carteira de Identidade Nacional (CIN) começará a ser emitida a partir do dia 4 de agosto e o modelo será único para todos os Estados.

Nova identidade digital une CNH, CPF e Título de Eleitor em único documento

Durante o primeiro momento, a CIN será emitida em oito estados: Minas Gerais, Pernambuco, Goiás, Distrito Federal, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Acre. Os demais estados do Brasil estarão aptos para emitir o novo documento em março de 2023. Para quem já possui um documento de identidade, não precisa se preocupar, pois a identidade atual será válida até 2032

O Governo Federal afirma que o novo documento será gratuito e terá duas versões: física e digital. A versão digital da Carteira de Identidade Nacional poderá ser obtida através do aplicativo do Governo Federal, mas somente será emitida para cidadãos que já portarem o novo documento físico.

Novo Passaporte

A CIN poderá ser utilizada nos postos imigratórios dos países do Mercosul, para demais localidades o passaporte ainda é obrigatório. Sobre o novo passaporte, o Governo afirma que o documento será "o cartão de visitas do cidadão brasileiro para o mundo".

O documento irá homenagear todas as regiões do Brasil, através de elementos que representam os biomas e cultura de cada região do país. O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres afirma que o novo passaporte traz as melhores tecnologias antifraude da atualidade. "Além de moderno, o novo passaporte traz mais itens de segurança, pois alguns foram inseridos e outros atualizados". 

Diferente da Carteira de Identidade Nacional, o passaporte não é gratuito. Porém, o preço da emissão do documento não foi alterado e permanece no valor de R$257,25 e começará a ser produzido a partir de setembro de 2022.

Fonte: GovBr, UOL

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.