Desempenho é mais importante do que preço na escolha de um PC para trabalhar

Pesquisa realizada no Brasil dá detalhes sobre perfil do consumidor de PCs.

Desempenho é mais importante do que preço na escolha de um PC para trabalhar
Créditos: Derick David/Unsplash

Uma pesquisa realizada pela Kantar, encomendada pela Dell e Intel Brasil, revelou que o desempenho é o principal fator considerado pela maioria dos brasileiros (53%) em um computador para trabalhar. O levantamento foi realizado em novembro de 2021 e entrevistou mil pessoas de 18 a 64 anos, de todas as regiões do país, e que têm um ou mais computadores. 

27/06/2022 às 14:45
Notícia

Windows 11 agora avisa se tecnologia DirectStorage é suportada

Novidade sendo testada pela Microsoft informa se o PC está pronta para recursos modernos para jogos

Segurança de dados é motivo de alta preocupação

Outro dado revelado pela pesquisa é que, na avaliação geral, o consumidor percebe uma superioridade no computador em relação ao smartphone para trabalho, estudo, assistir aos streamings, games e realizar conferências em vídeo. Sobre a preferência de marca, a Dell foi apontada como a favorita de computador para trabalho, escolhida por 32% dos entrevistados. Abaixo, os resultados da pergunta "para o seu trabalho, o que você considera como aspecto mais importante na hora de escolher um computador?"

A pesquisa constatou também que a segurança de dados é mesmo um motivo de alta preocupação para os usuários de computadores para fins profissionais. 88% dos respondentes afirmaram o nível de preocupação com a segurança de médio para alto, sendo que, dentro deste percentual, 59% consideram preocupação alta sobre o tema. Apenas 5% afirmaram não ter esta preocupação em seu dia a dia.

Mesmo com essa preocupação, a grande maioria dos entrevistados (69%) relataram na pesquisa que ainda utilizam seu computador pessoal para o trabalho. Apenas 12% disseram usar o computador da empresa para o trabalho. Outros 12% afirmaram usar tanto o computador pessoal, quando o da empresa para as atividades corporativas, e apenas 7% afirmaram não usar um computador para as funções profissionais.

Quando perguntados se a empresa para qual trabalham utiliza tecnologias e processos voltados a garantir a segurança das informações acessadas e armazenadas no seu computador, 65% confirmaram que sim, mas 14% afirmaram que não e 12% não souberam responder. Por fim, 9% dos entrevistados que responderam a esta pergunta só usam o computador pessoal para trabalhar. 


Resultado da pergunta "nível de preocupação da segurança do computador usado no trabalho". Créditos: Divulgação.

Pessoas passam mais tempo no PC pós-pandemia

Quase oito em cada dez entrevistados (78,4%) afirmam ter aumentado o tempo médio de uso dos computadores desde o início da pandemia e acreditam que essa é uma tendência que tende a se manter no pós-pandemia. Sobre os principais usos do PC: 60% ampliaram o tempo nas redes sociais; 58% para estudo; 54% para trabalho; 53% com entretenimento (séries e filmes) e 41% para jogos.

Já sobre a importância dos equipamentos eletroeletrônicos, para a maioria (77%) o computador é considerado muito importante. Enquanto o smartphone aparece em segundo lugar -- considerado muito importante para 74% -- e a TV aparece em terceiro lugar com 42% das citações.

Continua após a publicidade

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.