VPN gratuito vaza quase 20 GB de dados de seus usuários

Bean VPN possui milhões de usuários

VPN gratuito vaza quase 20 GB de dados de seus usuários

Os serviços de VPN (sigla em inglês para Rede Virtual Privada) são "uma mão na roda" para quem busca navegar online driblando restrições de geolocalização, censura ou apenas quer segurança na internet. Só que o usuário precisa saber escolher a provedora certa na hora de utilizar uma VPN para não ver o tiro sair pela culatra, como aconteceu com os usuários do serviço gratuito da Bean VPN

21/06/2022 às 14:00
Notícia

Microsoft bloqueia download do Windows 11 e 10 na Rússia

Só é possível baixar os sistemas operacionais no país utilizando VPNs

Vazamento de dados de VPN traz riscos à segurança

Pesquisadores de segurança da Cybernews encontraram uma base de dados com mais de 18 GB de registros de conexão de usuários do Bean VPN. De acordo com os pesquisadores, que descobriram o arquivo durante uma busca de rotina usando o ElasticSearch (serviço de busca de análise de dados), a base possui mais de 25 milhões de registros, incluindo informações como IDs dos dispositivos, IP e dados de conexão.

O primeiro problemas desse vazamento, e o mais óbvio, são os possíveis ataques à privacidade. Segundo Aras Nazarovas, um dos pesquisadores, é possível localizar o endereço aproximado dos usuários através da geolicalização do IP e e-mail dos usuários. Outro caso é que usuários que utilizam o Bean VPN para driblar censura de governos autoritários podem sofrer retaliações por posicionamentos de oposição — exemplos hipotéticos são de opositores na Rússia, organizadores de guerrilhas contra os invasores na Ucrânia e moradores da China. 

VPN barato pode sair caro

Em seu site, o Bean VPN — que não está disponível para a App Store — diz que não salva as atividades de seus usuários. Essa mentira custou dados cruciais de seus usuários, que foram enganados por um serviço gratuito. Existem algumas coisas na vida que não pode nos permite ser mão de vaca (e olha que eu sou): detergente, esponja, pizza, alguns hardwares e softwares. Caso você busque um serviço de VPN, é recomendado pesquisar bem antes de começar a usar. E lembre-se: as vezes é melhor pagar por um do que confiar em um serviço gratuito.

Via: Tech Radar Fonte: Cybernews

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.