MacBook com chip M2 possui um SSD mais lento que com o chip M1

Testes indicam que o armazenamento do novo modelo tem uma leitura com quase metade da velocidade

MacBook com chip M2 possui um SSD mais lento que com o chip M1
Créditos: Divulgação Apple

Alguns fãs da Apple não gostaram muito do anúncio do novo MacBook Pro de 13 polegadas com o chipset M2, principalmente por possuir o design do modelo antecessor. Mas agora essas pessoas possuem mais um motivo para não gostar do novo notebook da empresa: um SSD com um desempenho consideravelmente inferior ao seu antecessor.

27/06/2022 às 10:00
Notícia

iPhone 14 Pro terá recurso Always On Display para widgets do ...

Funcionalidade será possível graças aos painéis LTPO AMOLED com atualização adaptativa

O MacRumos analisou o desempenho que o modelo com o SoC Apple M2 com 256GB apresentou em testes feitos por diversos youtubers de tecnologia, que analisaram o armazenamento com o software Disk Speed ??Test da Blackmagic. No teste o modelo apresentou uma leitura de 1.450 MB/s e uma gravação de 1.463 MB/s, que é a velocidade padrão se comparado a diversos SSDs NVME usados em computadores com Windows.

O problema com esses números é se eles forem comparados com o MacBook Pro de 13 polegadas com o chipset M1, que possui uma velocidade bastante superior no seu armazenamento. O portal aponta que a leitura do novo modelo é cerca de 50% mais lenta que a do seu antecessor, com uma velocidade de gravação também inferior em cerca de 30%:

Velocidade do SSDs dos MacBook Pro de 13” nos testes realizados por Vadim Yuryev do canal Max Tech:

  • Velocidade de leitura do MacBook Pro de 13 polegadas (M1/256 GB): 2.900
  • Velocidade de leitura do MacBook Pro de 13 polegadas (M2/256 GB): 1.446
  • Velocidade de gravação do MacBook Pro de 13 polegadas (M1/256 GB): 2.215
  • Velocidade de gravação do MacBook Pro de 13 polegadas (M2/256 GB): 1.463

Para identificar a possível causa desse problema, Yuryev desmontou o notebook e constatou que o aparelho de nova geração apresenta apenas um único chip de armazenamento flash NAND de 256 GB, enquanto o modelo com M1 apresenta dois chips de 128 GB. A diferença de desempenho nesse caso acontece porque os chips NAND permitem velocidades mais rápidas em paralelo.

27/06/2022 às 10:45
Notícia

Próximo iPad de entrada já virá com USB Tipo-C e chipset A14 ...

Modelo deverá trazer uma grande atualização para seu tablet baratinho

O MacRumors aponta que essa diferença de velocidade pode trazer alguns problemas de desempenho para o notebook. Isso porque os Macs usam espaço do SSD como uma memória virtual quando a memória RAM está totalmente utilizada. Não está claro o motivo dessa mudança dos SDDs no MacBook Pro de 13” com o chip M2, mas um dos motivos pode ter sido os problemas que a Apple está enfrentando com a escassez de chips.

Fonte: Max Tech, MacRumors

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.