Tesla: risco de espionagem faz China restringir veículos da fabricante em locais específicos

Elon Musk ainda não se pronunciou publicamente após a nova restrição

Tesla: risco de espionagem faz China restringir veículos da fabricante em locais específicos
Créditos: Getty / msn.com

De acordo com informações confirmadas pelo governo chinês, a partir do dia 1 de julho, e valendo (no mínimo) pelos próximos dois meses, os veículos produzidos pela Tesla, uma das empresas do bilionário Elon Musk, terão que lidar com restrições para circular em determinadas regiões da China. A preocupação relatada? Câmeras embutidas nos modelos criados pela fabricante. Um local que não poderá ser acessado por motoristas desses automóveis será a região que sediará uma reunião dos líderes do Partido Comunista em breve — no distrito de Beidaihe, da cidade de Qinhuangdao, província de Hebei.

Diferentemente da sua postura usual, Musk não se pronunciou nas redes sociais sobre o ocorrido. A mídia internacional notou a sua postura conservadora sobre o tópico, e aponta que, com as recentes dificuldades enfrentadas pela Tesla, a China é um país extremamente importante para as suas estratégias comerciais a curto, médio e longo prazo. Anteriormente, a montadora precisou lidar com as dificuldades impostas pelo isolamento social em Xangai.

Esta não é a primeira vez que as autoridades chinesas baniram os veículos da marca. Em 2021, foi proibida a entrada desses carros em instalações militares. Elon Musk afirmou que as suas máquinas não podem espionar nem na China e nem em qualquer outro lugar do mundo — e que “a empresa fecharia as portas caso fizesse algo assim”. Alguns meses depois, foi decidido que todos os dados gerados por automóveis vendidos no país ficariam armazenados somente dentro dos limites nacionais — sem a menor possibilidade de vazar para outras nações.

Independentemente dos esforços do empresário, parece que as suas concessões não foram o bastante para o presidente Xi Jinping. O mercado chinês de veículos é o maior do mundo, e um dos principais clientes da Tesla. Apenas em 2021, a unidade em Xangai foi responsável por montar aproximadamente 930 mil automóveis. A norte-americana é a única que possui uma fábrica própria no país — concorrentes diretos atuam na região por meio de parcerias com empresas locais.

Qual é a sua opinião sobre este assunto? Acredita que a abordagem de Elon Musk surtirá os efeitos pretendidos? Compartilhe o seu ponto de vista nesta matéria e acompanhe as nossas redes sociais!

Via: reuters.com Fonte: edition.cnn.com

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.