Como bloquear emails no Gmail? Veja vários métodos possíveis

Sua caixa de entrada está precisando de uma limpeza? Veja como evitar SPAM e propagandas indesejadas

Como bloquear emails no Gmail? Veja vários métodos possíveis
Créditos: Pixabay/gabrielle_cc

Com tantas lojas, cursos e serviços online disputando pela sua atenção, há uma grande chance de a sua caixa de entrada do Gmail estar abarrotada de mensagens indesejadas, SPAM e mais alguns tipos de propaganda. Por isso, hoje vamos mostrar diversas formas para você bloquear a chegada desses emails no Gmail. 

Nosso guia mostrará como você pode filtrar os emails indesejados utilizando diversos métodos, incluindo a denúncia de SPAM, bloqueio de contatos ou até mesmo utilizando a ferramenta de cancelamento automático de inscrição disponível na interface do Gmail. 

Seguindo o tutorial, em poucos minutos você terá uma caixa de emails mais limpa - e possivelmente mais fácil de gerenciar para os dias futuros. Vamos começar?

Como bloquear emails no Gmail?

Bloquear um endereço de email pela interface PC/Web

A forma mais simples de evitar que uma mensagem indesejada continue enchendo a sua caixa é bloquear o endereço do remetente. Para fazer isso a partir da interface Web pelo seu navegador de internet favorito, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o site do Gmail em: https://gmail.com/
  2. Insira o seu email e senha, caso não esteja logado
  3. Abra a mensagem do remetente que deseja bloquear
  4. Clique sobre o botão de 3 pontos na lateral direita
  5. Selecione a opção “Bloquear …”, na qual aparecerá o nome do remetente:

Bloquear remetente gmail

Caso você queira remover o contato da sua lista de bloqueios (ou revisar os dados cadastrados), basta clicar sobre o ícone da engrenagem, no canto superior direito da tela. Depois, acesse “Ver todas as configurações” > “Filtros e endereços bloqueados”. 

Bloquear endereço de email no app Gmail Mobile

O procedimento no smartphone ou tablet é bem similar. Abra o app e insira suas credenciais, caso já não esteja logado na interface. Após, abra a mensagem de email do remetente que você deseja bloquear. Dentro do corpo da mensagem você verá o botão de 3 pontos. Dê um toque nele e escolha a opção “Bloquear …”, como mostrado abaixo:

Apenas esteja atento para o fato de que há dois botões de 3 pontos na interface do Gmail para smartphones. Utilize o que está dentro da mensagem de email do remetente a ser bloqueado. 

Continua após a publicidade

Caso você tenha bloqueado o remetente por engano e queira desfazer a operação, basta abrir novamente a mensagem de email e selecionar a opção “Desbloquear remetente” contida dentro do campo de alerta destacado em cinza:

Bloquear remetente gmail

Como cancelar a inscrição em emails promocionais

Caso você esteja recebendo emails de um site, loja ou serviço no qual não tem mais interesse, uma opção importante é a de “Cancelar inscrição”. O que ela faz é automaticamente descadastrar o seu endereço de email para que a loja pare de mandar futuros comunicados ou promoções, sem que você tenha o trabalho de realizar o procedimento manualmente. 

No PC, basta abrir a mensagem de email e procurar por “Cancelar inscrição” no topo da tela, logo ao lado do nome do remetente:

Cancelar inscrição do Gmail

No app mobile, essa opção está disponível no botão de 3 pontos que fica situado mais ao topo da tela. Basta selecioná-lo para cancelar a sua inscrição em emails promocionais imediatamente. 

Não deu certo? Denuncie Spam ou Phishing

Uma última opção mais drástica à qual você pode recorrer, para campanhas promocionais agressivas que ficam trocando de remetente constantemente ou para emails não solicitados, é a de “Denunciar Spam”. Ela está disponível no mesmo menu que vimos até aqui, podendo ser acessada tanto pelo PC quando no smartphone ou tablet. 

A última opção de bloqueio é “Denunciar Phishing”. O Phishing é uma tentativa de golpe que utiliza a aparência de algo legítimo (a exemplo de um email falso de banco, clonando a identidade da sua instituição bancária) para captar seus dados na tentativa de aplicar golpes no usuário. 

Essa modalidade é uma denúncia mais grave, portanto ela deve ser utilizada de fato quando há suspeita de que o remetente é falso e que ele está se passando por terceiros. Ao selecionar a opção “Denunciar Phishing”, você automaticamente excluirá a mensagem e bloqueará todas as futuras tentativas de comunicação do remetente. Para reverter o procedimento, siga os passos descritos anteriormente no menu de configurações do Gmail. 

Inclusive, aqui no Mundo Conectado nós temos um guia completo sobre o tema, já que a pandemia da COVID-19 impulsionou bastante esse tipo de atividade. Confira o artigo completo na sequência:

Continua após a publicidade

Fonte: Google Gmail

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.