Kindle perderá suporte a arquivos no formato MOBI em breve

Incompatibilidade com novos recursos é o argumento da Amazon para o fim do suporte

Kindle perderá suporte a arquivos no formato MOBI em breve
Créditos: Imagem/ Divulgação Amazon

A Amazon deve encerrar o suporte ao formato MOBI do Kindle, o leitor digital da empresa, em breve. A companhia tem comunicado, via e-mail, aos usuários do e-reader o final do suporte ao formato nos próximos meses, sob o argumento de que é muito antigo e incompatível com novos recursos. Os documentos que já estiverem presentes nos Kindles dos usuários, no entanto, não serão afetados pela mudança, a medida serve apenas para novos arquivos. 

30/05/2022 às 14:45
Notícia

Nook GlowLight 4e: concorrente do Kindle tem tela de 6 polega...

Dispositivo possui 8GB de armazenamento e botões para trocar de página

Uma nota oficial presente na página de "Ajuda e Serviço de atendimento ao cliente" da Amazon afirma que "A partir do final de 2022, você não poderá mais enviar arquivos MOBI (.AZW, .MOBI) para a sua biblioteca Kindle usando o Serviço de documentos pessoais do Kindle. Essa alteração não afetará nenhum arquivo MOBI que já esteja na sua biblioteca Kindle. Você ainda pode lê-los com o Kindle. O MOBI é um formato de arquivo mais antigo e não é compatível com os recursos mais recentes do Kindle para documentos"

Uma nota reportada pelo portal Tudo Celular, nesta sexta-feira (24), dá conta de que a mudança já será introduzida no mês de agosto deste ano. 

Substituto? 

Embora não tenha sido oficialmente nomeado assim, o ePub pode ser o substituto natural do MOBI nos formatos compatíveis com o Kindle. No início do mês passado, a Amazon compartilhou a compatibilidade do tradicional arquivo de leitura para seu dispositivo a partir do final do ano. 

O ePub é bastante utilizado por outras lojas virtuais de livros, mas não era aceito pelo aparelho da Amazon. O suporte, no entanto, não será nativo dos dispositivos e sim ao envio de arquivo que são posteriormente convertidos em formatos aceitos pelo Kindle. 

Os arquivos aceitos pelo "Serviço de documentos pessoais do Kindle" são: 

  • Microsoft Word (.DOC, .DOCX)

  • HTML (.HTML, .HTM)

    Continua após a publicidade
  • RTF (.rtf)

  • Text (.TXT)

  • JPEG (.JPEG, .JPG)

    26/05/2022 às 15:00
    Notícia

    Kindles mais antigos não poderão comprar novos livros direto ...

    Usuários poderão realizar a compra no site da empresa e enviar para os aparelhos

  • GIF (.GIF)

  • PNG (.PNG)

  • BMP (.BMP)

  • PDF (.PDF)

  • EPUB (.EPUB)

  • MOBI (.AZW, .MOBI) (não é mais compatível com as funcionalidades mais recentes do Kindle para documentos)

Fonte: Tudo Celular, Amazon

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.