Tablets Android perdem espaço no mercado; procura por dispositivos caiu 9%

Venda de iPads cresceu no primeiro trimestre

Tablets Android perdem espaço no mercado; procura por dispositivos caiu 9%
Créditos: Divulgação/Samsung

Uma nova pesquisa divulgada pela Counterpoint Research, empresa do ramo de análise de mercado, mostra que os tablets Android tiveram uma queda nas vendas no primeiro trimestre do ano. Enquanto uns choram, outros celebram: a Apple ganhou espaço e se aproximou da liderança do SO rival. No geral, o mercado de tablets diminuiu 9% quando comparado com o mesmo período de 2021. 

21/06/2022 às 09:31
Notícia

Xiaomi Book S: Novo tablet traz Windows 11 e processador Snap...

Com tela de 12,4 polegadas, ele vem com 8GB de RAM

Android cai e iPadOS "sobe"

Segundo o relatório da Counterpoint Research, 39,4 milhões de tablets foram vendidos no primeiro trimestre do ano. Os tablets Android representam 21,9 milhões das unidades vendidas, enquanto a Apple vendeu 14,8 milhões de unidades de iPads. A Microsoft vendeu por volta de 2,3 milhões de tablets que utilizam sistema operacional Windows, enquanto outras fabricantes venderam por volta de 300 mil unidades.

As aspas usadas no "sobe" do iPadOS serão explicadas agora. Sim, a Apple reduziu a distância para os tablets Android. Só que ao compararmos com as vendas do último trimestre de 2022 percebemos que isso se deu mais pelo grande queda dos rivais do que por um grande salto na procura do iPad. No quarto trimestre do ano passado, os Androids representavam 25,4 milhões dos tablets, enquanto a Apple ficava com 14,7 milhões de unidades. O encolhimento nas vendas dos tablets Android foi o maior fator para diminuir a diferença dos iPads contra os seus rivais.

A fatia de mercado da Apple no mercado de tablets aumentou de um trimestre para o outro: saiu de 34% para 38%. Já os tablets Android foram de 59% para 56%. Windows e outras fabricantes mantiveram seus números — 6% e 1%, respectivamente. 

Tendência é que mercado de tablets enfraqueça

A queda nos tablets Android deve continuar nos próximos meses. Na verdade, todo o segmento pode sofrer baixas. A escassez de componentes continua a "aterrorizar" as fabricantes e consumidores. Somado a isso há situação econômica global, que deve sofrer uma desaceleração enquanto vários países veem a inflação aumentar nos seus territórios. 

 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.