Nas próximas semanas será possível ver 5 planetas ao mesmo tempo

Os últimos dias de junho são o melhor momento para aproveitar esse espetáculo no espaço

Nas próximas semanas será possível ver 5 planetas ao mesmo tempo
Créditos: Pixabay/Reprodução

Até o início de julho, será possível para aqueles que tiverem um pouco mais de ânimo e se levantarem da cama bem cedo, observar a olho nu cinco planetas do nosso sistema solar.

Embora, com o tempo, esses planetas se afastem, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno e até Mercúrio podem ser admirados no espaço, com pouco ou nenhum auxilio de apetrechos para observação, até meados de setembro.

Na manhã da última quinta-feira (23), o encontro de quatro planetas (Vênus, Marte, Júpiter e Saturno), visíveis a olho nu, foi acompanhado pela lua crescente.

Segundo o Sky & Telescope:

Todos os cinco planetas brilhantes se espalham em ordem de distância do Sol no céu do amanhecer até o início de julho. Uma das manhãs mais bonitas para vê-los será no dia 24 de junho, quando uma impressionante lua crescente se juntará à tripulação. Você pode começar mais cedo – 60 a 90 minutos antes do nascer do sol – para identificar Marte, Júpiter e Saturno. Para adicionar Vênus e Mercúrio, que se aninham no brilho solar, você precisará observar mais perto do nascer do sol. À medida que a Lua passar, veremos sucessivas conjunções ou impulsos. A Lua aparece perto de Júpiter em 21 de junho; Marte em 22 de junho, Vênus em 26 de junho e Mercúrio em 27 de junho.

 

Os planetas estarão ordenados para fora do Sol, começando com Mercúrio e terminando com Saturno. A última vez que um evento semelhante ocorreu foi em dezembro de 2004, mas só foi possível assistir esse espetáculo em certas áreas tropicais. Caso perca essa apresentação natural desta vez, terá que esperar até março de 2041 por uma nova oportunidade.

A gerente do Laboratório de Astronomia e Telescópio do Centro de Ciências da Universidade de Harvard, Allyson Bieryla, disse ao Boston Globe que todos os planetas serão visíveis a olho nu. “Esses objetos são muito mais brilhantes que as estrelas, então deve ser bastante óbvio até mesmo para um observador iniciante”.

Continua após a publicidade

Se você tiver um par de binóculos ou um telescópio, aponte-os para os planetas e a lua. Mesmo com um pequeno telescópio, ou binóculos em um tripé, você pode ver as 4 maiores luas de Júpiter (chamadas de luas galileanas) e os anéis de Saturno. Se você estiver em um local escuro o suficiente com um pequeno telescópio, também poderá ver as faixas atmosféricas na atmosfera de Júpiter!”, disse Bieryla.

Será possível aproveitar esse show no espaço até o início de julho. E, embora ter um local apropriado e sem interferência de minha luminosidade artificial ajude a assistir esse espetáculo de maneira mais satisfatória, Bieryla acrescenta: 'Como em todas as observações, as melhores condições são céus claros e escuros, mas felizmente estes são todos objetos brilhantes e a olho nu, então você deve ser capaz de ver o alinhamento mesmo da cidade!'

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Boston Globe
User img

Eddy Venino

Escreve sobre games, filmes, séries e tecnologia desde 2017. Já teve diversos projetos na área, entre sites especializados e podcast. Ama cultura POP e se der corda vai conversar sobre assunto por horas a fio, indo de Dragon Ball a literatura clássica. Idealizador do coletivo NOIZ; hoje tenta tornar o entretenimento um local mais receptivo para que todos possam curtir seu lado geek/nerd.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.