Pesquisadores criam raio laser supostamente infinito

A descoberta possibilita explorar novos campos dentro da área de estudo

Pesquisadores criam raio laser supostamente infinito
Créditos: Pixabay/Reprodução

Alguns pesquisadores alegam terem criado um tipo de laser infinito. Por não ser movido a luz, como os lasers normais, esse laser poderia funcionar para sempre.

A descoberta foi publicada na revista Nature, no início deste mês, e os pesquisadores acreditam ser possível retirar a energia que alimentará esse laser de uma fase especial da matéria.

As pesquisas que envolvem tecnologias têm avançado de forma assustadora nas últimas décadas. E os estudos que envolvem lasers fizeram parte deste avanço, principalmente aqueles que levam a avanços dos computadores, onde os lasers são parte essencial da evolução. Mas um laser que - teoricamente - funcionaria para sempre é algo inédito e surpreendente.

Será mesmo possível um laser infinito?

Através de um artigo publicado na Nature, os pesquisadores explicaram que o laser sem fim é feito através do Condensado de Bose-Einstein (BEC), porque é uma fase especial da matéria onde os átomos se combinam em uma massa turva singular. Manipulando os átomos diretamente, e utilizando princípios da mecânica quântica, eles conseguiram com que eles se comportassem como ondas contidas. Assim a massa atua como um único corpo, permitindo que os pesquisadores aproveitassem as propriedades especiais que os átomos oferecem em um BEC.

Mas nada disso foi tão fácil quanto parece. Para alcançar o resultado desejado, algumas etapas tiveram que ser cumpridas com o máximo de atenção e cuidado.

 

Primeiro os pesquisadores formaram o BEC. Após isso, eles criaram um grande “reservatório” para o BEC extrair novos átomos. Este reservatório foi constantemente carregado com átomos de estrôncio. O próprio BEC fica alocado dentro do reservatório, e foi necessário o uso constante de lasers para resfriar o reservatório. Assim foi possível manter as coisas reabastecidas e consistentemente resfriadas ao mesmo tempo. 

Enfim, isso permitiu que o laser funcionasse de forma consistente, com um design inteligente e através de um processo mais natural.

É certo que inovações e aprimoramentos aparecerão futuramente. Mas com esse primeiro - e importante - passo dado, foi possível demonstrar que o laser infinito é possível. Logo, pesquisas e novos testes e implementações com o laser serão mais comuns.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Nature
User img

Eddy Venino

Escreve sobre games, filmes, séries e tecnologia desde 2017. Já teve diversos projetos na área, entre sites especializados e podcast. Ama cultura POP e se der corda vai conversar sobre assunto por horas a fio, indo de Dragon Ball a literatura clássica. Idealizador do coletivo NOIZ; hoje tenta tornar o entretenimento um local mais receptivo para que todos possam curtir seu lado geek/nerd.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.