Drone Ucraniano grava míssil Russo que o atinge

É possível assistir o abate através do ponto de vista do drone

Drone Ucraniano grava míssil Russo que o atinge
Créditos: Defense Express/Reprodução

Em um vídeo recém divulgado pela 45ª Brigada de Artilharia Separada da Ucrânia, é possível ver um drone pertencente a eles sendo abatido por um míssil russo.

A gravação mostra que menos de seis segundos são necessários para o que drone seja localizado e destruído pela artilharia russa.

Segundos as informações divulgadas pelos ucranianos, o UAV (Veículo Aéreo Não Tripulado) Spectator-M1 foi derrubado por um míssil terra-ar russo enquanto sobreava uma usina de refino de petróleo na Ucrânia, perto de Polohy, no Oblast de Zaporizhzhia, que hoje está sob controle russo.

15/06/2022 às 16:44
Notícia

Veja fotos de drone modificado para lançar bombas na guerra e...

Drone da DJI carregava granada em copo de café

Embora os ucranianos não confirmem qual o equipamento utilizado, sabe-se que o país emprega em suas missões de reconhecimento e monitoramento os drones Spectator-M1, desenvolvidos pela empresa ucraniana VAT S.P.Korolev Meridian JSC. Esse tipo de equipamento é capaz de, a uma altitude de 1000 metros, captar imagens detalhadas de qualquer item com mais de 10 centímetros. O Spectator-M1 ainda é equipado com sensores de câmera EO/IR (infravermelho) convencionais, lente com 10x de zoom óptico, instrumentos de medição de contaminação ambiental e recipientes de lançamento de folhetos de propaganda de guerra.

Quando foi abatido, o drone era utilizado para obter imagens da usina em tempo real, enquanto uma parte da artilharia atacava posições do exército russo na instalação industrial. Especialistas afirmaram que a Rússia utilizou um sistema Tor-M1/M2 para destruir o drone de reconhecimento.

O vídeo do Spectator-M1 sendo abatido é bem similar a um episódio ocorrido em 2008, quando um UAV georgiano também o momento de seu abate através de um míssil ar-ar. O UAV georgiano não era municiado e estava apenas realizando uma vigilância acima do território georgiano separatista da Abkhazia em 20 de abril de 2008, quando foi abordado por uma aeronave de combate MiG-29 e atingido por um míssil ar-ar disparado a curta distância.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: the Aviationist
User img

Eddy Venino

Escreve sobre games, filmes, séries e tecnologia desde 2017. Já teve diversos projetos na área, entre sites especializados e podcast. Ama cultura POP e se der corda vai conversar sobre assunto por horas a fio, indo de Dragon Ball a literatura clássica. Idealizador do coletivo NOIZ; hoje tenta tornar o entretenimento um local mais receptivo para que todos possam curtir seu lado geek/nerd.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.