Carro da Tesla pega fogo sozinho em ferro velho nos EUA

O fogo foi controlado após uma abordagem inusitada dos bombeiros

Carro da Tesla pega fogo sozinho em ferro velho nos EUA
Créditos: Sacramento Metro Fire District / washingtonpost.com

Nos Estados Unidos, em um pátio na cidade de Sacramento, na Califórnia, um Tesla Model S, veículo da famosa empresa de Elon Musk, começou a pegar fogo espontaneamente. O carro sofreu um acidente há três semanas, e o evento inesperado precisou da intervenção dos bombeiros. Foi gravado um vídeo no momento da chegada dos profissionais no local. Confira:

Mesmo apagando inicialmente o incêndio, o calor na região da bateria gerou um segundo foco, que precisou também ser controlado. Após várias tentativas que não foram bem-sucedidas, os bombeiros decidiram usar uma abordagem diferenciada: cavar um buraco e encher de água. Anteriormente, todas as investidas não foram eficientes, porque mesmo trabalhando para resfriar diretamente a bateria, que foi acessada ao mover a carcaça lateralmente (se encontra na parte inferior do veículo), mesmo assim, não conseguiam diminuir o calor gerado.

O automóvel estava totalmente tomado pelo fogo, e a manobra inusitada, mas acertada, consumiu cerca de 17 mil litros de água. A tentativa de cavar o buraco foi adequada, e depois de mais um tempo, o incidente foi finalmente controlado (e sem vítimas), pois a fonte geradora das chamas ficou submersa dentro da escavação.

Esta não é a primeira vez que um carro elétrico sofre problemas similares — e igualmente inesperados. Trata-se de máquinas consideravelmente recentes, então, o funcionamento é diferente dos modelos tradicionais, aspecto que acaba influenciando em situações emergenciais. As baterias de lítio-íon são especialmente difíceis de lidar quando estão incendiadas, porque continuam queimando até toda a energia armazenada ser consumida.  

Os profissionais estão readequando as suas técnicas, para resolver casos futuros similares com mais eficiência e segurança. Qual é a sua opinião sobre este assunto? Acredita que este aspecto dos carros elétricos pode ser otimizado em revisões tecnológicas futuras? Compartilhe o seu ponto de vista nesta matéria e acompanhe as nossas redes sociais!

Via: washingtonpost.com

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.