Instagram testa ferramenta que adivinha sua idade a partir de uma foto

Os atuais métodos de verificação ainda podem ser burlados; entenda

Instagram testa ferramenta que adivinha sua idade a partir de uma foto
Créditos: pixabay.com / geralt

Está sendo testada pelo Instagram uma ferramenta de Inteligência Artificial (I.A) capaz de deduzir a sua idade usando imagens capturadas pelo seu smartphone e/ou webcam. A tecnologia, desenvolvida pela Yoti, funciona por meio de aprendizado de máquina para interpretar as informações após escanear o rosto. Basta enviar uma selfie em vídeo para que o processo seja realizado rapidamente. Quem tiver curiosidade, clique neste link em um navegador compatível com o serviço — como a versão mobile do Google Chrome.

Apesar de existir uma diretriz que estipula a idade mínima de 13 anos para se cadastrar, não existem proteções mais avançadas que impeçam que os mais jovens façam parte da comunidade. Até 2019, não era perguntada a idade no momento de criar um perfil; contudo, após várias críticas, a verificação foi implementada, mas está longe de ser tão eficiente quanto deveria. Para tentar resolver a situação, estão desenvolvendo métodos baseados em I.A, como o descrito acima, e outro de comprovação social.

A ferramenta, em seu estado atual, é menos eficiente para escanear pessoas com a pele mais escura e mulheres. Já para a opção de confirmação social, o sistema do Instagram solicitará que pelo menos três seguidores da pessoa analisada, com mais de 18 anos, assegurem a idade do indivíduo. Serão disponibilizados três dias para que a resposta seja validada. Como é de se esperar, as duas abordagens possuem falhas.

(Estimativas de erro maiores em pessoas com peles mais escuras e mulheres / Créditos: theverge.com)

Com relação ao instrumento baseado em I.A, em pesquisas realizadas em 2020, foi informado que possuía 98,89% de precisão ao apontar se indivíduos com 18 anos tinham mais ou menos de 25. Conforme veiculado pelo The Verge, foi possível burlar o sistema de detecção apenas utilizando uma foto no momento de capturar a imagem. E também será possível solicitar a ajuda de um amigo ou familiar mais velho, para que a conta seja criada. 

Independentemente dessas limitações, trata-se da versão de demonstração, e as brechas poderão ser trabalhadas pelos profissionais. Qual é a sua opinião sobre esta ferramenta? Acredita que será eficiente? Compartilhe o seu ponto de vista nesta matéria e acompanhe as nossas redes sociais!

Via: theverge.com Fonte: yoti.world

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.