Sonda Mars Express, em órbita ao redor de Marte, roda Windows 98 e receberá atualização

Missão da ESA foi lançada em 2003 e está há 18 anos em marte

Sonda Mars Express, em órbita ao redor de Marte, roda Windows 98 e receberá atualização
Créditos: Divulgação/ESA

Sondas espaciais são alguns dos equipamentos mais avançados criados pela humanidade. Possuem os equipamentos mais modernos, lentes e sensores caríssimos, são resistentes à (quase) todas as intempéries espaciais e algumas rodam Windows 98. O quê? Oi? Um sistema operacional dos anos 90, com suporte encerrado em 2002, é executado em uma sonda espacial

24/12/2018 às 15:16
Notícia

Missão Mars Express encontra cratera cheia de gelo em Marte

Satélite lançado pela ESA há 15 anos usou câmera de alta resolução e radares para a descoberta

Sonda Mars Express recebe atualização para o seu Windows 98

Essa não é última nem foi a primeira atualização para o Windows 98 rodando na sonda Mars Express. Lançada em 2003, um ano depois do fim do suporte desse sistema operacional, a sonda da Agência Espacial Europeia (ESA) essa não é a primeira nem a última vez que o equipamento recebeu uma atualização de software. A nova atualização, segunda a ESA, trará melhorias ao receptor de sinais e processamento de dados para aumentar a quantidade e qualidade da informação enviada para a Terra. 

A missão da Mars Express é descobrir água em Marte (algo provado pela primeira vez em 2005, quando confirmou a presença de "gelo de água" em uma calota polar do planeta vermelho). Seus equipamentos podem até mesmo encontrar registro de água abaixo da superfície. Na época em que a sonda estava em desenvolvimento, o Windows 98 era o sistema operacional mais popular. Por isso, a ESA optou por desenvolver um software para o ecossistema do Windows 98. O Windows ME foi lançado em 2000, antes da sonda ser lançada. Contudo, não valeria a pena mudar o sistema operacional durante o desenvolvimento — e era o Windows ME

Não me importa se o sistema é coroa...

Em time que está ganhando não se mexe. Certo? Por mais complexo ou avançado que um equipamento (ou aviões que utilizam disquetes para atualizar seus softwares) seja, eles são planejados com uma função e você não precisa instalar tudo de mais moderno nele. A Estação Espacial Internacional usa Windows 11? Claro que não! Os notebooks da ISS usam uma distro Linux. Com tantos gastos para hardwares caríssimos, o desenvolvimento para o sistema operacional usado em sondas ou rovers não precisa ser um "overkill", basta cumprir a sua função. Seja um Windows 98, Linux ou quem sabe até um Windows XP (saudades!). 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Tom's Hardware, Tom's Hardware
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.