Japão amplia punição para casos de cyberbullying

A discussão está gerando polêmicas no país, mas permanece relevante após suicídio de lutadora em 2020

Japão amplia punição para casos de cyberbullying
Créditos: Campanha japonesa contra cyberbullying entre alunos / Créditos: plus-mie.jp / mundo-nipo.com

Foi aprovado pelo Parlamento do Japão uma lei que amplia as punições para a prática conhecida como cyberbullying — um problema não só no país em questão, mas em todo mundo, principalmente após o advento das redes sociais. A emenda do código penal será implementada ainda em 2022. Caso condenado, o indivíduo será sentenciado a uma pena de até um ano de prisão, ou pagamento de multa de aproximadamente R$ 11,500,00 (300 mil ienes).

Apesar de ainda não ser uma punição muito pesada, anteriormente, caso condenado, o indivíduo poderia ter que lidar com detenção de até um mês, ou pagar multa de R$ 383 (10 mil ienes). A ampliação do peso da lei se tornou uma discussão ativa no Japão após o suicídio, em 2020, de Hana Kimura, lutadora japonesa pelo World Wonder Ring Stardom — que passou meses sofrendo bullying pela internet.

A situação começou quando, em um reality show disponibilizado na Netflix, “Terrace House”, a celebridade brigou com outro participante porque ele danificou uma das suas roupas usadas durante suas apresentações de luta. Reações acaloradas da atleta motivaram piadas incessantes nas redes sociais.

(Hana Kimura / Créditos: ksub590.com)

No dia da sua morte, Hana fez uma publicação no seu perfil no Twitter, e afirmou que “as ofensas virtuais machucavam os seus sentimentos”. Em março de 2021, dois homens foram identificados, acusados e multados por enviarem sucessivas mensagens consideradas como discurso de ódio para a jovem de 22 anos. Muitos consideraram a punição branda, dados os resultados catastróficos da situação.

A decisão do Parlamento gerou debates acalorados entre os cidadãos japoneses, pois alguns consideram que a nova emenda limita a “liberdade de expressão”, e também apontam que a definição de “insultos online” precisa ser especificada com mais clareza.

Continua após a publicidade

Mesmo que o alcance da internet, com todos os seus pontos positivos e negativos, seja relativamente recente, o Japão é um país que, há décadas, enfrenta as dificuldades de possuir taxas de suicídios altíssimas. O cyberbullying é mais um obstáculo que surge para as autoridades e educadores lidarem.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: mashable.com, mundo-nipo.com
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.