Possível missão tripulada? NASA planeja enviar astronautas para Marte

A missão poderá acontecer entre 2030 e 2040

Possível missão tripulada? NASA planeja enviar astronautas para Marte
Créditos: Ilustração com o projeto de um posto avançado tripulado em Marte / NASA / Pat Rawlings

A NASA está projetando uma missão que poderá ser concretizada entre 2030 e 2040: enviar até quatro astronautas para o planeta vermelho por 30 (trinta) dias. De acordo com a agência espacial, esta seria a primeira viagem tripulada para Marte, caso consigam superar os obstáculos e limitações técnicas, tecnológicas e, claro, de preservação da saúde dos envolvidos. Dois profissionais ficarão na órbita do planeta, e outros dois poderão ter acesso à superfície.

Os planos ainda estão na fase inicial, e poderão ser alterados consideravelmente nos próximos anos. Até então, os pesquisadores estão analisando se deverão usar uma nave espacial que se assemelha a um habitat, para transportar os astronautas para a região desejada. Especulam usar um estágio de foguete híbrido, com propulsão química e elétrica. A viagem não seria das mais longas, considerando que estamos falando de um deslocamento interplanetário: 500 dias de ida e volta, para permanecer, conforme já informado, cerca de um mês na região.

As diferenças sentidas na gravidade serão adaptadas após meses expostos à microgravidade, sendo necessário um período de recuperação. A gravidade de Marte é aproximadamente três vezes menor do que a da Terra, e uma maneira viável para treinar os astronautas seria que vivessem em cápsulas pressurizadas durante a missão.

Por volta de 25 (vinte e cinco) toneladas de equipamentos e suprimentos serão despachados antecipadamente por uma missão robótica. Entre os itens que serão disponibilizados, terá um veículo de subida pré-acionado, para que os exploradores possam deixar o planeta vermelho e conseguirem entrar em órbita. Desse posicionamento, seria possível o encontro com os outros dois remanescentes para fazer um retorno para a Terra.

Qual é a sua opinião sobre este projeto? Acredita que será concretizado como almejam, sem tantas modificações? Compartilhe o seu ponto de vista nesta matéria e acompanhe as nossas redes sociais!

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: space.com
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.