Detritos espaciais russos obrigam manobra não planejada da Estação Espacial Internacional

Independentemente dos problemas causados, a tripulação da ISS não correu perigo

Detritos espaciais russos obrigam manobra não planejada da Estação Espacial Internacional
Créditos: Estação Espacial Internacional / NASA / space.com

Na última quinta-feira, 16 de junho, foi confirmado que partes de um detrito espacial originado do teste antissatélite russo, que aconteceu em novembro de 2021, obrigou um deslocamento não planejado da Estação Espacial Internacional (International Space Station / ISS), visando evitar colisões. Após o teste, foi relatado pela LeoLabs, plataforma que oferece serviço de rastreamento por radar para objetos em órbita baixa terrestre, que os fragmentos poderiam oferecer riscos consideráveis de colisão pelas próximas décadas.

A Roscosmos, agência espacial russa, utilizou os motores da nave Progress MS-20 para efetuar a manobra com a estação.

“Confirmo que às 22h03, horário de Moscou, os motores da nave de transporte Russa, Progress MS-20, efetuaram uma manobra não programada para evitar a aproximação perigosa da Estação Espacial Internacional com um fragmento da espaçonave Kosmos-1408.

A cápsula Progress ativou os seus propulsores pelo tempo total de 4 minutos e 34 segundos, o suficiente para mover o complexo orbital para longe da trajetória que oferecia riscos de colisão com os detritos. Independentemente dos problemas gerados, os tripulantes da ISS não correram perigo, e o procedimento de segurança não impactou as operações rotineiras da estação, de acordo com os relatos oficiais da NASA, que concluiu: “sem a manobra, foi estimado que o fragmento poderia ter passado aproximadamente a 800 metros da estação.

Katya Pavlushchenko, autodenominada “entusiasta de explorações espaciais”, em sua publicação na rede social, também mencionou que esta foi a primeira vez que a Roscosmos assumiu a culpa pelo lixo espacial.

Qual é a sua opinião sobre este tema? Acredita que os envolvidos agiram corretamente? Especula que o incidente poderia ter sido evitado? Compartilhe o seu ponto de vista nesta matéria e acompanhe as nossas redes sociais!

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: space.com
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.