Índice do Artigo

Corporativo

TSE lança sistema para receber denúncias de fake news nas Eleições 2022

Plataforma é voltada à denúncias que possam causar prejuízo à democracia durante o período eleitoral

TSE lança sistema para receber denúncias de fake news nas Eleições 2022
Créditos: TSE/Divulgação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresentou na última terça-feira (21), o Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições. A plataforma promete simplificar as denúncias de desinformação e reportar casos de fake news, disparos em massa e vazamento de dados, durante o período eleitoral das Eleições 2022.

Conheça o Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições 

O Ministro Edson Fachin foi quem apresentou a plataforma. O TSE afirma que a ferramenta irá promover agilidade no combate aos efeitos negativos da propagação de desinformação e fake news. “A ferramenta receberá ainda denúncias de ameaças às seções eleitorais, cartórios ou prédios da Justiça Eleitoral e de informações não verificadas sobre supostas fraudes eleitorais, adulteração e contagem de votos ou certificação dos resultados da eleição“.

O Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições irá apurar apenas denúncias relacionadas as Eleições de 2022. Casos de distorção de horários, locais e documentos da votação, além do uso de contas falsas em nome da Justiça Eleitoral poderão ser reportados na plataforma. 

Como funciona a Plataforma?

O Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições é simples de ser utilizado pelo cidadão. Basta acessar a página oficial e clicar na seção ‘Registrar um Alerta’ localizado na parte inferior da página. Ao clicar na opção o sistema irá oferecer a seleção de 5 tipos de denúncias:

  • Discurso Perigoso;
  • Desinformação;
  • Disparos em Massa;
  • Indício de comportamento inautêntico;
  • Vazamento de dados/Incidente cibernético.

Ao selecionar uma das opções acima, o sistema irá abrir novas caixas de preenchimento para que o usuário adicione mais informações sobre a denúncia. Será necessário informar alguns dados, como nome da plataforma onde o conteúdo é veiculado, link, se há a presença de vídeos no link, se a denúncia já foi verificada por alguma agência de checagem e outras informações. Basta preencher todos os campos para realizar a denúncia com facilidade.

 

O TSE informou que as denúncias serão repassadas para agências de checagem parceiras, que ficarão responsáveis por analisar as informações. Dependendo da gravidade, os relatos recebidos também poderão ser encaminhados diretamente ao Ministério Público Eleitoral (MPE). 

É importante ressaltar que a plataforma não irá apurar infrações relacionadas a conduta dos candidatos e mensagens falsas contra candidaturas. Estas denúncias deverão ser reportadas através de outro aplicativo do TSE, chamado de Pardal. O app está disponível para download gratuito para iOS e Android.

Via: TSE