NASA seleciona empresas para produzir energia nuclear na Lua

Agência espacial americana selecionou 3 empresas para o projeto

NASA seleciona empresas para produzir energia nuclear na Lua
Créditos: Divulgação/NASA

Com exceção da tapera da Juma Marruá e milhares de outras regiões no mundo, a energia é fundamental para manter uma cidade ou casa funcionando. Seja para ter luz, um chuveiro elétrico, energia para se conectar à internet ou manter os semáforos ligados. Imagine então para colonizar um lugar inóspito como a Lua ou Marte. Hidrelétrica e termoelétrica nem pensar! Eficiente mesmo, só a energia nuclear. 

22/06/2022 às 14:00
Notícia

Meteoro atinge Júpiter e provoca maior clarão no planeta das ...

Impacto aconteceu em outubro do ano passado

NASA divulga empresas contratadas para levar energia nuclear à Lua

Na última terça-feira, dia 21, a NASA divulgou que a Westinghouse, IX e Lockheed Martin (velha conhecida da agência) ganharam a licitação para o projeto de levar energia nuclear para a Lua. As três empresas terão que desenvolver um conceito para atender os objetivos da agência espacial americana. Cada uma das vencedoras ganhou 5 milhões de dólares para desenvolver um sistema de fissão nuclear que fornecerá energia para as bases lunares — e futuramente ser adaptada para as missões tripuladas em Marte.

As três empresas terão que desenvolver um sistema de reator que produza 40 kilowatt de energia e que dure pelo menos 10 anos na superfície lunar. A NASA espera testar esses sistemas na Lua no fim da década. E claro, provavelmente não haverá um único reator no satélite. "Desenvolver esses primeiros designs nos ajudará a criar a base para fornecer energia para nossa presença em longo prazo para outros mundos", disse Jim Reuter, administrador associado da Diretoria de Missões de Tecnologias Espaciais da NASA. A Lockheed Martin também está desenvolvendo projetos de espaçonaves movidas a energia nuclear para a DARPA e Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

Programa Artemis: a humanidade volta à lua

Programa Artemis terá três missões. A Artemis 1, não tripulada, servirá como um teste para o foguete SLS e a espaçonave Orion, além de testar também outras tecnologias da NASA para as missões tripulados na órbita lunar. Em maio de 2024 (se tudo ocorrer como o planejado), será a vez da Artemis 2 levar humanos para a órbita da lua e além da órbita baixa pela primeira vez desde 1972, quando foi realizada a última missão Apollo. A Artemis 3 deve acontecer em 2025 e finalmente pousará com humanos na Lua, 53 anos após a última visita ao satélite natural. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Engadget
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.