Com exceção da tapera da Juma Marruá e milhares de outras regiões no mundo, a energia é fundamental para manter uma cidade ou casa funcionando. Seja para ter luz, um chuveiro elétrico, energia para se conectar à internet ou manter os semáforos ligados. Imagine então para colonizar um lugar inóspito como a Lua ou Marte. Hidrelétrica e termoelétrica nem pensar! Eficiente mesmo, só a energia nuclear.
Meteoro atinge Júpiter e provoca maior clarão no planeta das ...
Impacto aconteceu em outubro do ano passado
NASA divulga empresas contratadas para levar energia nuclear à Lua
Na última terça-feira, dia 21, a NASA divulgou que a Westinghouse, IX e Lockheed Martin (velha conhecida da agência) ganharam a licitação para o projeto de levar energia nuclear para a Lua. As três empresas terão que desenvolver um conceito para atender os objetivos da agência espacial americana. Cada uma das vencedoras ganhou 5 milhões de dólares para desenvolver um sistema de fissão nuclear que fornecerá energia para as bases lunares — e futuramente ser adaptada para as missões tripuladas em Marte.
As três empresas terão que desenvolver um sistema de reator que produza 40 kilowatt de energia e que dure pelo menos 10 anos na superfície lunar. A NASA espera testar esses sistemas na Lua no fim da década. E claro, provavelmente não haverá um único reator no satélite. "Desenvolver esses primeiros designs nos ajudará a criar a base para fornecer energia para nossa presença em longo prazo para outros mundos", disse Jim Reuter, administrador associado da Diretoria de Missões de Tecnologias Espaciais da NASA. A Lockheed Martin também está desenvolvendo projetos de espaçonaves movidas a energia nuclear para a DARPA e Departamento de Defesa dos Estados Unidos.
Programa Artemis: a humanidade volta à lua
O Programa Artemis terá três missões. A Artemis 1, não tripulada, servirá como um teste para o foguete SLS e a espaçonave Orion, além de testar também outras tecnologias da NASA para as missões tripulados na órbita lunar. Em maio de 2024 (se tudo ocorrer como o planejado), será a vez da Artemis 2 levar humanos para a órbita da lua e além da órbita baixa pela primeira vez desde 1972, quando foi realizada a última missão Apollo. A Artemis 3 deve acontecer em 2025 e finalmente pousará com humanos na Lua, 53 anos após a última visita ao satélite natural.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Fonte: Engadget