Um meteoro que atingiu Júpiter em outubro do ano passado pode ter sido o maior impacto ao planeta registrado nos últimos 28 anos. A afirmação foi feita por astrônomos e astrofísicos da Universidade de Kyoto em um estudo divulgado recentemente. Entretanto, o estudo ainda não foi revisado por pares — outros pesquisadores da mesma área.
Júpiter tem restos de "planetas bebês" em seu interior
Durante sua formação, gigante gasoso engoliu pequenos planetas
Impacto em Júpiter foi visto por astrônomos amadores
Segundo a equipe responsável pelo estudo, o impacto causou uma explosão equivalente a dois milhões de toneladas de TNT — ou 2 megatons de TNT. Para compararmos, as bombas atômicas Little Boy e Fat Man, usadas em Hiroshima e Nagasaki no fim da Segunda Guerra Mundial, possuíam uma explosão equivalente a 15 kilotons e 20 kilotons, respectivamente. Já o evento de Tunguska, quando um meteorito explodiu na atmosfera acima de uma região na Sibéria, teve uma potência de 1 megaton. Este evento derrubou árvores em uma área de mais de 2 mil km². O impacto em Júpiter causaria uma destruição ainda maior caso acontecesse na terra.
O estudo revela que a o meteoro media entre 15 a 30 metros de diâmetro e pesava 4,1 milhões de kg. O impacto deste objeto com Júpiter foi captado pela Câmera de Observação Planetária para Pesquisas de Transiente Óptico (PONCOTS), projeto voltado para a captura de impactos no maior planeta do Sistema Solar. De acordo com o site Space.com, astrônomos amadores também observaram o clarão gerado pela explosão em seus telescópios. Júpiter é um planeta facilmente observado da Terra em telescópios amadores, o que faz com que casos de "flashes" de impactos sejam avistados regularmente aqui da terra.
Créditos: Divulgação/PONCOTS.
Maior impacto em Júpiter aconteceu em 1994
Em julho de 1994, pela primeira vez na história, a humanidade registrou um impacto em "tempo real" um impacto entre corpos celestes fora da Terra. O cometa Shoemaker-Levy 9 colidiu com Júpiter e causou o maior clarão registrado até hoje. A força da colisão foi equivalente seis milhões de toneladas de TNT e deixou "cicatrizes" na atmosfera gasosa do planeta. Elas foram apagadas nos meses seguintes devido aos fortes ventos no planeta.
Créditos: Divulgação/NASA/Telescópio Hubble.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.