Google Pixel 7 terá pouco ganho de desempenho com o chipset Tensor 2

Vazamento aponta que o SoC deverá manter parte do design do modelo de primeira geração

Google Pixel 7 terá pouco ganho de desempenho com o chipset Tensor 2
Créditos: Divulgação Google

A Google falou apenas brevemente sobre a nova série Pixel 7, mas graças a diversos vazamentos, e uma listagem de um Pixel 7 no eBay, sabemos que atualmente os smartphones estão sendo testados. Os modelos deverão manter um padrão visual semelhante ao seu antecessor e possuirão o novo SoC Tensor 2, que pode ter uma melhora desempenho abaixo do esperado segundo o novo vazamento.

22/06/2022 às 09:45
Notícia

MediaTek anuncia SoC Dimensity 9000+; melhoria de até 10% em ...

Novo chip rivalizará com Qualcomm Snapdragon 8+ Gen 1

As informações sobre o futuro dos aparelhos da empresa foram publicadas pelo grupo Google News do Telegram, via Android Police, que tiveram acesso a um protótipo do Pixel 7 Pro. Com o modelo o grupo extraiu os logs de inicialização deles, conseguindo identificar que ele ainda virá com núcleos Cortex-A55 que ainda é baseado na arquitetura ARMv8.

Como a arquitetura antiga ARMv8 não é capaz de dividir um SoC com a nova arquitetura ARMv9, isso significa que o modelo só terá núcleos de geração passada. O Tensor original possuía uma configuração de dois núcleos Cortex-X1, dois Cortex-A76 e quatro A55, isso significa que a Google deverá equipar o Tensor 2 dos modelos Pixel 7 também com os mesmos núcleos de alto desempenho Cortex-X1 dos smartphones de geração passada.


Créditos: Divulgação Google

O GMSArena aponta que, apesar de manter o mesmo design do anterior, é possível que o chipset venha com melhorias nos núcleos médios, que possuíam núcleos Cortex-A76. É possível que a empresa altere esses dois núcleos para o Cortex-A78, que são os últimos núcleos de médio desempenho lançados para a arquitetura ARMv8.

Por causa desse reaproveitamento de design, não é esperado que o novo Tensor 2 seja um SoC com grandes melhorias de desempenho. Sabendo que os Tensor de primeira geração já não possuem um desempenho competitivo com os SoCs topo de linha, os novos smartphones da Google podem ficar ainda mais atrás dos concorrentes em tarefas de CPU.

22/06/2022 às 10:00
Notícia

Smartphone realme Narzo 50i Prime é anunciado custando US$ 100

Aparelho apresenta chipset Unisoc e um visual inspirado no realme C30

Mas o GSMArena aponta que a gigante das pesquisas pode reverter isso com outras soluções, como o processamento de imagem de inteligência artificial, que foi o ponto forte dos smartphones da série Pixel 6. Além disso, a fabricante pode trazer melhorias em outras áreas do hardware dos smartphones Pixel 7, como na GPU.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Google News, Android Police, GSMArena
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.