Rede 6G poderá ser até 100 vezes mais rápida que o 5G

Nova tecnologia deverá ter um foco em globalização e inteligência

Rede 6G poderá ser até 100 vezes mais rápida que o 5G
Créditos: Divulgação Qualcomm

A rede 5G é algo que está funcionando comercialmente na China há pelo menos três anos e já possui mais de 400 milhões de usuários. Logo após a nova internet ter se estabelecido como algo viável, as operadoras do país asiático já começaram a estudar o desenvolvimento da rede 6G, que deverá ser lançada em 2030 e com uma velocidade muito superior às redes atuais.

21/06/2022 às 15:45
Notícia

Brasil alcança 259,2 milhões de acessos de telefonia móvel

Dados da Anatel incorporam acessos da Oi Móvel nas operadores Claro, Vivo e Tim

Uma das pioneiras na pesquisa da nova rede móvel é a China Mobile, que lançou recentemente o documento “Technical White Paper on 6G Network Architecture”. Este artigo, que também é o primeiro white paper da indústria de como deverá ser a arquitetura 6G, detalha um pouco como será construída a rede, que deverá possuir um design de “três corpos, quatro camadas e cinco lados”.

O documento apresenta uma arquitetura de rede 6G com "domínio cruzado, camada cruzada e multidimensional", que funcionará a partir das perspectivas de visão espacial, visão em camadas e visão funcional. Como apontado pelo Gizchina, atualmente existe um padrão em que a tecnologia de comunicação móvel é atualizada a cada 10 anos, por causa disso é esperado que as primeiras redes 6G comecem a ser comercializadas perto de 2030.


Créditos: Reprodução / Gizmochina

Com o lançamento do artigo da Chine Mobile o portal chama a atenção para o “KeyDrivers and Research Challenges of Ubiquitous 6G Wireless Intelligence”, que é o primeiro white paper lançado sobre a nova conexão móvel. Nele é proposto que essas redes deverão possuir um desempenho entre 10 a 100 vezes mais rápido que o 5G atual.

Entretanto, graças aos avanços apresentados pela rede 5G, o IMT-2030 (6G) lançou outro artigo afirmando que os objetivos da nova rede móvel deverá ser diferente da sua antecessora. Segundo eles, o 5G tinha como base a alta velocidade, grande conexão, baixa latência e alta confiabilidade, agora o 6G deverá trazer mais avanços nessas áreas, mas focando também nas tendências de inteligência, globalização e imersão.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: GizChina, MyDrivers
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.