Samsung iniciará produção em massa de chips de 3 nm na próxima semana

Novo nó deverá ter desempenho 30% maior que o de 5 nm utilizado no Snapdragon 888

Samsung iniciará produção em massa de chips de 3 nm na próxima semana
Créditos: Babak no Unsplash

As fabricantes de semicondutores atualmente estão em uma corrida para quem oferece o primeiro processo de 3 nm do mercado, com a Samsung podendo vencer essa disputa. Isso porque, segundo informações publicadas pelo Yonhap News, a gigante sul-coreana deverá superar a TSMC e começar a fabricação do seu novo processo na semana que vem.

21/06/2022 às 10:45
Notícia

Samsung: 50 milhões de smartphones estão parados em estoque

Cerca de 18% de todas as remessas esperadas não foram vendidas

Esse novo nó da empresa deverá apresentar uma diminuição de aproximadamente 35% da sua área, tendo um desempenho 30% superior e com 50% menos consumo de energia que o nó de 5 nm da empresa, que foi utilizado no Exynos 2100 e no Snapdragon 888.

Os avanços do novo processo da Samsung são resultados da empresa mudar o projeto dos seus transistores para Gate-All-Around (GAA). Essa é a evolução esperada após o FinFET e, como apontado pelo GSMArena, permitirá que a fundição escolha os transistores sem afetar a capacidade do chip de transportar correntes.


Créditos: Reprodução / GSMArena

A produção dos novos semicondutores da gigante sul-coreana irá acontecer na nova fábrica que ela está construindo no Texas, que inicialmente custaria US$ 10 bilhões mas a empresa investiu mais na instalação e gastou um total de US$ 17 bilhões. Recentemente o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi até as instalações da empresa em Pyeongtaek, na Coréia do Sul, para uma demonstração da tecnologia que será desenvolvida em seu país.

Um dos grandes problemas dos semicondutores da empresa é o seu rendimento, com a fabricante avisando em outubro que a sua tecnologia de 3 nm está “se aproximando de um nível semelhante ao do processo de 4nm”. Mas, como lembrado pelo GSMArena, o nó de 4 nm da empresa apresentou diversos problemas de rendimento, inclusive forçando a Qualcomm alterar o projeto do Snapdragon 8 + gen 1 para o nó da TSMC.

21/06/2022 às 10:00
Notícia

Samsung Galaxy S23 finalmente trará melhorias para câmera fro...

Aparelhos básicos da série podem receber um novo sensor de selfie de 12MP

No cronograma oficial da Samsung ela já está planejando os seus futuros semicondutores, com uma versão de segunda geração do nó de 3 nm sendo desenvolvido no ano que vem. Em 2025 a fabricante pretende também lançar o processo de 2 nm, que contará com um avanço do design GAAFET para o MBCFET.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: GSMArena, Yonhap News
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.